Juazeiro: 40 casos confirmados e 162 notificações de casos de Chikungunya até abril /2022

O número de casos de dengue caiu na Bahia em 4,6%, em comparação com 2021. No total, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, de 1º de janeiro a 19 de abril deste ano, 12.924 casos: 624 a menos que no último ano, quando 13.548 ocorrências foram contabilizadas.

Já os casos de zika e chikungunya, que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, tiveram crescimento. 

Em Juazeiro, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Chikungunya até abril /2022:
40 chikungunya 
13 Descartados 
109 aguardando resultado 
Total : 162 notificações 

Chikungunya até abril/2021
13 notificações  aguardando resultado.

Chikungunya 2021 ( jan-dez)- Total: 13 notificações ( aguardando resultado).

A REDEGN publicou que no último dia 21, foi Intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está realizando ações de pulverização. O mosquito é transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Os agentes de endemias estão circulando locais que possuem casos positivos das doenças, realizando tratamento espacial Ultra Baixo Volume (UBV), ou seja, o fumacê para eliminação de mosquito adulto.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Djalma Amorim, as bombas costais foram cedidas pelo governo do estado e estão sendo utilizadas para intensificar o combate ao mosquito. “Quando chega o resultado do laboratório, o Núcleo de Endemias vai ao local onde teve o resultado positivo e faz o bloqueio com a bomba costal, realizando pulverização espacial em um raio de 100 a 300 metros, deste modo, eliminando o mosquito adulto”, explicou Djalma.

Além das bombas costais, iniciou nesta quarta-feira (20) a circulação do carro fumacê. No cronograma, estão áreas tanto na zona urbana quanto na área rural. O carro circula das 5h às 7h da manhã e também das 17h às 20h por vários locais da cidade.

 

Redação redeGN Foto PMJ-arquivo