Loja de produtos, restaurante e espaço para feira de produtos orgânicos e agroecológicos fazem parte do Armazém da Agricultura Familiar, o Armazém da Caatinga, um espaço voltado à comercialização de produtos das cooperativas, grupos e associações rurais da região e de outros territórios da Bahia e do Brasil.
O lançamento do empreendimento localizado na Orla II, no espaço Vila Bossa Nova, em Juazeiro, acontece nesta quarta-feira (27), a partir das 10h.
O Armazém da Caatinga é um empreendimento que visa apresentar e comercializar os produtos das cooperativas e demais organizações. "Construído pensando no fortalecimento de toda a base de produção com foco na comercialização dos produtos da agricultura familiar, geração de renda, agregação de valor aos produtos e melhoria da qualidade de vida das famílias, além do desenvolvimento da sustentabilidade da base de produção", destaca o presidente da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga – CECAAT, Adilson Ribeiro.
Além de colaborar com o fortalecimento da agricultura familiar, o Armazém da Caatinga é um espaço que possibilita que consumidores/as em geral, tenham acesso à alimentação saudável, agroecológica e/ou orgânica. Ao comprar um produto da agricultura familiar, o consumidor colabora também com o bem viver das famílias agricultoras, como ressalta, Adilson. "Ele [o consumidor] não está comprando apenas um produto, mas uma história de vida de um agricultor, de uma agricultora familiar que está na sua base de produção, intensificando o seu trabalho e que tem garantido um produto de qualidade, com toda a sustentabilidade pensada para que o/a consumidor/a possa ter esse produto na sua mesa".
O espaço dispõe de produtos da agricultura familiar como: derivados de: mandioca, mel, milho, leite, umbu, licuri, frutas, peixe, entre outros; produtos frios (laticínios, polpas, carnes, bebidas) e espaço para expor artesanatos. Além do bar e restaurante com alimentos da agricultura familiar e bebidas artesanais de cooperativas parceiras.
A integrante da Cooperativa Agropecuária Familiar Orgânica do Semiárido (Coopervida) e da Associação de Apicultores de Sento Sé (AAPSSE), Jaciara Ladislau vai comercializar no Armazém da Caatinga: mel, tapioca, feijão de corda e cambraia (beiju recheado). "É um sonho que está sendo realizado para a agricultura familiar, que a gente pudesse ter esse espaço maior de comercialização no Centro de Juazeiro para sanar o nosso problema de comercialização", declara Jaciara.
A Central da Caatinga idealizadora e gestora do Armazém da Caatinga, é constituída por 20 cooperativas da agricultura familiar e 27 associações, atuando no fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária e do comércio justo no território Sertão do São Francisco. A Central conta com parceria e fomento do Governo da Bahia através do projeto Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Ascom Irpaa
0 comentários