O mês de abril também é direcionado às campanhas educativas nacionais que abordam a prevenção de acidentes de trabalho. Para celebrar a data, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (CIPA/UPAE) realizou uma ação in loco visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista no que tange à Segurança e Saúde do trabalhador da saúde.
"Passamos em todos os setores distribuindo os laços verdes e batendo um papo sobre prevenção e segurança, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual [EPIs], Norma Regulamentadora 32 [NR 32] e demais orientações pertinentes sobre os acidentes facilmente evitáveis", relata o técnico em segurança do trabalho e apoiador da CIPA, Guilherme Castro.
O trabalho de prevenção durante o ano é realizado através de palestras, treinamentos e momentos educativos. "Na UPAE todo profissional é treinado desde a admissão até o seu desligamento. A Unidade dispõe de todos os EPIs, mapas de segurança, educação permanente e todos os demais itens de segurança necessários. O trabalho é ininterrupto e incansável para chegarmos ao nível de acidente zero", reflete otimista a presidente da CIPA, Nazaré Cunha.
Curiosidade
O símbolo da Campanha Abril Verde é um laço verde. A cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada aos cursos da área da Saúde. O mês de abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia - Estados Unidos. Culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.
Ascom UPAE
0 comentários