Quatro meses após ser inaugurada pelo Governo do Estado, a ponte que liga os municípios de Barra e Xique-Xique registrou a passagem de aproximadamente 140 mil veículos. Responsável por ligar o Oeste à região de Irecê, ela tem facilitado o escoamento de safras, desde que foi entregue, em dezembro de 2021. Mês após mês, o número de veículos comerciais que utilizam a ponte tem aumentado, registrando a movimentação de 31% do fluxo obtido até agora.
A obra beneficia diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.
Além de motoristas, a ponte sobre o Rio São Francisco também é utilizada por ciclistas e pedestres, que antes faziam a travessia em balsas que levavam até uma hora, considerando o tempo de espera, para chegar ao outro lado. Com investimento de R$ 133 milhões, a obra estruturante foi realizada pelo Governo do Estado em tempo recorde, sendo entregue um ano antes do previsto. Atualmente, 147 empregos diretos e indiretos são gerados somente com o funcionamento da ponte, que conta com equipe fixa de manutenção, operação e engenharia.
Principais entregas-Além da mais jovem e recém-inaugurada Ponte Barra – Xique-Xique, nos últimos 15 anos, o Governo do Estado investiu na construção e recuperação de uma série de pontes e passarelas que têm ajudado a interligar de forma mais rápida e segura diferentes cidades e facilitado a vida de seus habitantes.
Entre os destaques estão a ponte Ilhéus-Pontal (2020); ponte sobre o Rio Baetantã, em São Roque do Paraguaçu (2019); ponte sobre o Rio Itapicuru Mirim, na BA-381, entre Itiúba e Filadélfia (2018); ponte sobre o Rio Pratigi, em Ipirá (2017) e a ponte sobre o Rio de Ondas, em Barreiras (2013). Em 2010, foi construída a passarela Luiz Felipe de Souza Leão, que liga São Félix do Caribe e Santa Maria da Vitória.
Projetos em andamentoAtualmente, outras obras estão em andamento, como a ponte sobre o Rio Paramirim, com 70% de serviços concluídos e 30 metros de extensão, na BA-160. O equipamento conta com investimentos de R$ 3,6 milhões e vai facilitar o deslocamento entre a BR-242 e o município de Morpará. O Governo do Estado trabalha ainda na construção da ponte sobre o Rio Sauípe, com 66,60m, e a do Rio Juerana, com 22,60m. As duas fazem parte da obra de implantação da BA-504, entre Itanagra e o entroncamento da BA-099 (Linha Verde).
2 comentários
19 de Apr / 2022 às 14h00
Geraldo e Leitores do conceituado. Não tenho nenhuma dúvida, da importância da obra para o estado e, para o Brasil. O que não entendi até o momento, é, se a obra, teve recursos público, governo do estado, qual o motivo de desde a sua inauguração, se pagar para atravessar Barra /Xique Xique e vice versa, um valor exorbitante. Sei que por conta do momento político, alguém queira tirar proveito sobre assunto, mas, existem pessoas, que acompanham o dia a dia, não vai deixar se levar. Quem quiser saber mais sobre o assunto, favor me procurar.
19 de Apr / 2022 às 14h21
Em 1990, o então governador Nilo Coelho, após conclusão,inaugurou a ponte sobre o rio São Francisco, na cidade de Bom Jesus da Lapa, observe que na época, não tinha recursos de hoje, bem assim, as PPP ( Parceria Público Privada) não estavam tão em evidência, ou quase inexistência, de modo que não é favor, e sim, obrigação de todo gestor público. Viva a democracia.