Juazeiro vivenciou, nesta segunda-feira (11), a quarta e última plenária de uma série de encontros realizados nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. O objetivo foi integrar e consolidar as discussões de políticas públicas sobre saúde mental.
Nesta segunda, foi o momento para escolha dos delegados que representarão o município na etapa macrorregional, rumo à 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde (Sesau) e pelo Conselho Municipal de Saúde.
"Hoje tivemos um momento de plenária integrativa onde houve a participação dos trabalhadores, dos usuários e dos gestores. Essa plenária integrativa é fruto dos encontros que aconteceram durante a semana e nessas plenárias foram discutidas várias propostas sobre a política de saúde mental no município e que essas propostas irão para uma etapa macrorregional, depois estadual e por fim, à 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. Esse momento é importantíssimo porque reforça a participação popular, que garantido por lei", disse Ana Ires Almeida, diretora de Saúde Mental da Sesau.
Os delegados que irão representar o município de Juazeiro na etapa macrorregional são, do grupo dos gestores Ana Ires Almeida, diretora de Saúde Mental; Karol Barros, gerente do CAPS II e Victor Reis, gerente do CAPS Infanto-Juvenil. Do grupo dos trabalhadores são Millena Lemos, enfermeira residente; Flávia Freire, enfermeira; Karl Marx, terapeuta ocupacional; Hiraildes Nunes, técnica de enfermagem (suplente). A representação dos usuários ficou formada por Alberto Kennedy, Luciene Nunes, João da Rocha, João Austridiano, Pedro de Lira e Luzinete Pereira.
O secretário de Saúde, Fernando Costa, celebrou o momento. "Esse é um momento ímpar, de extrema importância que mostra que Juazeiro terá representatividade na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, e mostra também que as pessoas que estão aqui, estão compromissadas em dar diretrizes e encaminhamentos para saúde mental que vai guiar as políticas públicas dentro da cidade de Juazeiro e também do estado da Bahia. É um momento importante de discussão de quais segmentos serão fortalecidos, bem como a importância dos CAPSs e das políticas de fortalecimento do setor de saúde mental", frisou Fernando Costa.
A conselheira, Lélia Maria Galvão de Alencar, participou da plenária representando o Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro e considerou o momento fundamental para as discussões propostas. "Como um espaço de discussão das necessidades das pessoas de Juazeiro no tocante à saúde mental, é um lugar muito importante, onde os usuários vão ter voz e vão discutir todas as suas necessidades. É um atendimento das necessidades deles e de uma política de saúde mental mais positiva para Juazeiro", disse Lélia Maria.
A professora da Univasf e militante antimanicomial do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (MANS), Bárbara Eleonora Bezerra Cabral, destaca a felicidade de fazer parte deste momento. "Estou muito feliz com este movimento aqui no município. O cuidado em liberdade é a grande defesa dessa conferência em respeito a todo um processo histórico que a gente construiu nesse país, partindo de dois operadores éticos: a liberdade e a cidadania. Então, essas plenárias que aconteceram cumprem uma função importantíssima de controle social. Juazeiro está de parabéns", finalizou a palestrante da plenária.
0 comentários