Petrolina e Juazeiro se destacam no Mapa do Turismo do Governo Federal

As cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, no Norte da Bahia, são destaque no Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023. O certificado foi concedido semana passada, pelo Ministério do Turismo (MTur) por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT. 

De acordo com o consultor da Seculte, Edvaldo Franciolli, com a inclusão no Mapa, Juazeiro, hoje, é identificada como categoria B, de acordo com a escala de classificação no Ministério do Turismo, que vai de A a E. “Isso para o município é extremamente significativo, porque apenas 20 cidades baianas estão enquadradas na categoria B e 5 na categoria A. Alinhada à nossa inclusão no Mapa, construímos, também, o nosso plano estratégico do turismo, que vai nos permitir planejar ações para o desenvolvimento turístico local e regional, e, agora, com a chancela do Ministério, estamos autorizados a criar roteiros turísticos, apresentar projetos ao Governo Federal e receber recursos, entre outros benefícios”, explicou.

De acordo com a diretora de Turismo, Taís Farias, Petrolina se manteve na categoria ‘B’, de uma escala que vai da ‘A’ a ‘E’, sendo que dos 185 municípios do Estado de Pernambuco, 12 estão nesta categoria, ressaltando que somente as cidades de Recife e Ipojuca estão na categoria ‘A’. O município ainda se destaca no turismo de negócios e agronegócios, além do turismo de lazer.

Etapas

Desde a criação do Programa de Regionalização do Turismo, os municípios precisam cumprir várias fases para serem inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. Além de outras etapas, um questionário com mais de 200 perguntas precisa ser respondido para justificar a inclusão do município no Mapa, discriminando os equipamentos turísticos, os atrativos, roteiros e destinos.

Para permanecer no Mapa, o município atendeu alguns requisitos, a exemplo de orçamento próprio destinado ao turismo; ter prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur); possuir um órgão de turismo em atividade e um conselho municipal funcionando, visto que este é o primeiro passo para o desenvolvimento integrado da atividade turística.

Da Redação RedeGN