A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que a vazão do Reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, será reduzida para 1.500 m³/s, gradativamente, a partir desta segunda-feira (4). Atualmente, a hidrelétrica está com vazão de 3 mil m³/s, valor que está vigorando desde o dia 12 de março.
Segundo a Chesf, o motivo da alteração é a redução das afluências do Reservatório de Sobradinho e a necessidade de manutenção do volume de espera do Reservatório de Itaparica definido para o período. A vazão já caiu para 2.500 m³/s nesta segunda, fica em 2.000 m³/s amanhã (5), até chegar a 1.500 m³/s na quarta-feira (6), segundo anunciado em carta circular.
Ainda segundo a Companhia, a defluência média de Xingó será de 1.500 m³/s nos finais de semana e feriados, e de 1.800 m³/s nos dias úteis.
"Ressaltamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco. Caso as alterações na programação de defluências se configurem, serão previamente comunicadas, com o horizonte que as ferramentas disponíveis possibitam", diz o comunicado.
Da Redação RedeGN / foto: divulgação CHESF
0 comentários