Em Petrolina, um dos espaços destinados para assistência à saúde feminina é o Centro de Referência da Mulher (CRM), implantado com o objetivo de realizar atendimento ginecológico e obstétrico pela rede do Sistema Único de Saúde no município. A consulta acontece depois do encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde, o CRM acolhe as pacientes para atendimento especializado e acompanhamento em caso de gestantes de alto risco e doenças ginecológicas que necessitam dessa assistência.
Entre as doenças ginecológicas acompanhadas pela equipe técnica especializada do Centro está a endometriose, doença inflamatória crônica causada pela proliferação de tecido endometrial fora do útero. Os sintomas mais comuns são dor intensa e progressiva na região pélvica, cólica menstrual intensa que não melhora com analgésicos simples que piora ao longo dos anos e dor durante a relação sexual. Estes sinais devem ser observados pela mulher e relatado ao médico.
A ginecologista Amanda Seixas, fala sobre o diagnóstico e tratamento desta doença. "Para avaliar a possibilidade da doença, é indispensável conversar com profissional de saúde, ele vai analisar a história clínica e comparar com o quadro da endometriose. É importante o exame físico, incluindo o exame ginecológico como o exame especular e o toque vaginal. A solicitação dos exames é complementar ao que for conversado com o profissional de saúde", explicou.
O Centro de Referência à Saúde da Mulher dispõe de médicos (as) especialistas em ginecologia para conduzir o cuidado dessas pessoas, principalmente na escuta e no exame clínico e, se necessário, há solicitação de exames complementares, alguns dos procedimentos estão disponíveis na rede pública do município. Além do cuidado, o tratamento medicamentoso e o acolhimento são realizados na unidade de saúde.
Ascom PMP
0 comentários