A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está intensificando as inspeções para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. As equipes do Núcleo de Endemias, as quais já realizam de forma rotineira as visitas domiciliares, estão intensificando os trabalhos, tanto na zona urbana quanto na zona rural, com o intuito de fazer orientações e buscar por focos do mosquito.
Juazeiro está classificado, conforme padrão utilizado pelo Ministério Saúde, como médio risco de Infestação Predial no quantitativo de IIP 1,1%, conforme último Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) realizado no município. Entre os bairros que estão com maiores Índices de Infestação Predial estão Argemiro (5,2%), Palmares (3,6%), Piranga II (3,0%), Antônio Conselheiro (2,9%.)
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes, as equipes de endemias aplicam larvicidas e também realizam bloqueios com inseticidas para eliminar o mosquito adulto, conforme protocolo do Ministério da Saúde. A superintendente faz um alerta para que a população colabore nessa luta de combate ao mosquito.
"Devido ao período sazonal e ao aumento das chuvas, o índice tem sido preocupante em algumas localidades. O núcleo de endemias tem realizado ações pontuais de mutirão para a eliminação do mosquito. Mas é preciso que a população também colabore na prevenção das doenças causadas pelo Aedes, como a Dengue e a Chikungunya, que tem sido crescente nesse período", disse Caroline Moraes.
É importante que quem apresentar os sintomas clássicos, como dor de cabeça, fraqueza, febre, dor nas articulações e exantemas, busque a unidade de saúde mais próxima para avaliação de um profissional e notificação.
Dengue Zap: Para facilitar o acesso da população, a Secretaria de Saúde de Juazeiro está disponibilizando um número para receber informações sobre locais suspeitos de foco do mosquito. O 'Dengue Zap' é através do (74) 98827 9832. O atendimento é de segunda a sexta-feira , das 8h às 17h.
0 comentários