Pela primeira vez na história, o Mercado do Produtor, sob a responsabilidade da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), passou a ocupar a 3ª posição como maior entreposto em comercialização e volume do país no ranking de comercialização de hortigranjeiros divulgado nesta quarta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O levantamento tem como base a quantidade anual de 2021, comercializando o volume de 1.427.574 (um bilhão, quatrocentos e vinte e sete milhões, quinhentos e setenta e quatro mil) toneladas de frutas e verduras. Um aumento de 18,16% em relação a 2020.
O Mercado Produtor de Juazeiro fica atrás apenas do CEAGESP, de São Paulo, e do Ceasa Minas, de Belo Horizonte. O entreposto de Juazeiro está na frente de Ceasas de grandes capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Recife, Porto Alegre e Salvador.
Para a prefeita Suzana Ramos, o momento é de comemoração. "Estamos em um momento muito importante na história de Juazeiro, onde o crescimento da cidade e o volume de ações que estamos realizando vem mudando o cenário local e projetando, ainda mais, a nossa cidade para todo o Brasil. Esse é só o começo de muitas realizações que estamos preparando e que contribuirão para alavancar Juazeiro e colocá-la no topo de diversos segmentos", declarou a gestora.
Movimentação financeira
Em 2021, esse setor da economia movimentou 17.490.997.387 (dezessete milhões, quatrocentos e noventa mil, novecentos e noventa e sete e cinquenta e quatro) toneladas de hortaliças e frutas, representando R$ 47.544.824.413,87 (quarenta e sete bilhões, quinhentos e quarenta e quatro milhões, oitocentos e vinte e quatro mil, quatrocentos e treze reais e oitenta e sete centavos). Somente o Mercado do Produtor de Juazeiro movimentou 3.599.527.440,00 (três bilhões, quinhentos e noventa e nove milhões, quinhentos e vinte e sete mil e quatrocentos e quarenta reais) no ano passado. Um aumento de 24,45% em relação a 2020.
O diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), responsável pelo Mercado do Produtor, Britoaldo Bessa, ressalta que esse é um novo tempo de trabalho. "A gestão municipal tem confirmado a força do novo tempo de trabalho, mesmo num momento de incertezas provocadas pela pandemia e pela crise econômica. Através de uma gestão qualificada e transparente, o Mercado do Produtor tem mostrado todo o seu potencial e alcançado patamares mais altos, comprovando a responsabilidade que temos com esse setor", destacou.
As informações estão disponíveis no site da Conab (https://www.conab.gov.br/).
Da Redação RedeGN
6 comentários
23 de Mar / 2022 às 17h56
Em contra partida é o primeiro em desorganização, mais parece uma pocilga.
23 de Mar / 2022 às 19h16
Tirando os hortifrutigranjeiros, só tem o que não presta ali dentro!
23 de Mar / 2022 às 20h15
Que notícia maravilhosa para Juazeiro, e para todos nós que somos peças importantes na cadeia produtiva do agronegócio do Vale do São Francisco. Se chegou a essa posição de mercado na 3ª força em volume de comercialização, é porque está no caminho certo. Seja na aquisição de lotes de terras, preparação e manuseio do solo, até a produção, colheita e logística que envolve o transporte das mercadorias. Chegando assim, até os comerciantes de atacado e varejo e posteriormente ao consumidor final. (Nós). Destaque para a toda equipe da Ama. Parabéns equipe gerida por Dr. BRITOALDO Bessa .
23 de Mar / 2022 às 20h16
A prefeitura de Juazeiro não fez nada p isso, o Ceasa de Juazeiro cresce bastante devido a vocação econômica da região do sua localização e os incentivos fiscais da Bahia, Juazeiro terra de progresso , pessoas trabalhadoras , e é uma cidade hospitaleira , vem gente de outras regiões p cá, nós juazeirenses se orgulhamos muito disso, mas a prefeita Suzana e os...da prefeitura não contribuíram em nada p isso
24 de Mar / 2022 às 01h14
A produção agrícola um luxo; o Mercado do Produtor, um lixo. A classe política, fruta estragada.
24 de Mar / 2022 às 09h05
O mercado precisa ser remanejado. O local não oferece estrutura adequada, péssimo acesso ( engarrafamento, ruas esburacada e sujas) já está GRITANDO A MUITOS ANOS para ser transferido para um local mais amplo e planejado. Falta atenção e VONTADE DAS AUTORIDADES. TEM MUITO POTENCIAL PARA CRESCER AINDA MAIS