O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com a Associação A.B.E.L.H.A., apoiarão projetos conduzidos por consórcios de pesquisa interdisciplinares em temas relacionados à geração de conhecimento e ao desenvolvimento de produtos e serviços a partir de e para polinizadores.
A seleção será feita por meio da Chamada Pública CNPq/MCTI/Associação A.B.E.L.H.A. nº 27/2021 cujo prazo de submissão vai até do dia 28 de março de 2022.
O valor global da Chamada é de R$ 2,2 milhões, sendo que as propostas deverão ser desenvolvidas em uma das quatro linhas de pesquisa:
Produtos, insumos e serviços para apicultura e meliponicultura
Produtos advindos da apicultura e meliponicultura
Serviços de polinização em culturas de interesse econômico
Levantamento da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistêmicos de polinizadores
Para Ana Assad, Diretora-Executiva da A.B.E.L.H.A., a iniciativa público-privada é mais um grande passo para a geração de conhecimento técnico e científico na área.
“Poder viabilizar, por meio da parceria com o CNPq e o MCTI, uma nova chamada pública para a realização de pesquisa científica no Brasil é motivo de orgulho para nós. É de fundamental importância para a produção sustentável de alimentos, para a conservação dos polinizadores e da nossa biodiversidade e igualmente para o fortalecimento da apicultura e da meliponicultura como atividades profissionais, geradoras de renda e de bem estar social.”
Redação redeGN Foto Divulgação
0 comentários