Começa nesta sexta-feira (25), às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto, o Fórum Municipal de Cultura 2022. Aberto à comunidade artística e cultural, o Fórum pretende reunir representantes das artes visuais, plásticas, do artesanato, literatura, artes cênicas, música, audiovisual, dança, entre outros.
No primeiro dia de evento, a programação contará com formação da mesa de debate e apresentações artísticas. No dia 26, as atividades seguem, a partir das 9h, contemplando discussões da ampla diversidade cultural. As inscrições serão realizadas no local do evento.
Entre os temas que serão discutidos durante o Fórum, se destaca a proposta do Projeto de Lei Paulo Gustavo, que prevê repasses de recursos federais a estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19, designado ao setor cultural. O projeto segue aguardando sanção do presidente da República, e enquanto isso, a gestão municipal tem se articulado para desenvolver ações que assegurem os direitos de todo o segmento cultural e artístico do município.
O Evento será realizado pelo Conselho Municipal de Cultura e pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte). Para outras informações sobre o Fórum Municipal de Cultura, os interessados podem entrar em contato através do telefone: (74) 3613-0654 ou enviar e-mail para [email protected].
Da Redação RedeGN / foto: Thiago Santos
1 comentário
24 de Mar / 2022 às 14h36
Cada vez mais se exige um levante profissional dos trabalhadores do setor cultural (Artistas, Produtores, Técnicos, etc.) de Juazeiro, ainda muito “bitolados” com o processo balconista-camarada de captação de apoio para seus trabalhos junto ao governo, muitos deles até pontuais em sua execução e de pouca resposta social, papel fundamental da arte. Esses chamamentos de convocação da sociedade civil, a exemplo do Fórum de Cultura, para que sejam bem-sucedidos de fato, precisam da participação de todos, mas uma participação propositiva e com consciência legislativa e de cooperação da categoria,