Professores da Faculdade de Petrolina (Facape) voltarão a realizar uma manifestação em prol da regularização financeira da instituição nesta sexta-feira (18). O ato será em frente a Prefeitura Municipal, a partir das 10h.
A organização solicita que os manifestantes usem máscara, levem álcool e também cartazes com frases de ordem.
Salários atrasados
No último dia 9, professores e técnicos administrativos da Facape também realizaram uma manifestação em frente à faculdade, cobrando o pagamento dos atrasados. Segundo a categoria, os problemas se acumulam desde de outubro do ano passado. Os profissionais reclamam que a situação se agravou neste ano, sem o pagamento de férias. Ainda segundo a categoria, apenas 40% do salário de janeiro foi pago.
Em nota, a Facape disse que "assim como tantas outras instituições de ensino em Pernambuco e no Brasil, vive as dificuldades de uma crise econômica que chegou com a pandemia do coronavírus" e que "a única fonte de renda da faculdade provém das mensalidades dos alunos".
A nota continua afirmando que “desde o início da pandemia, a Facape perdeu aproximadamente mil alunos a menos com grande impacto nas receitas. Mesmo com perdas a instituição segue pagando impostos, fornecedores e tentando de todas as formas, assistir financeiramente seus servidores e servidoras, entendendo que são o coração da Facape”.
Da Redação RedeGN
2 comentários
17 de Mar / 2022 às 21h28
Em outros tempos tínhamos programas de educação fortes como o FIES e o PROUNI, que mantinham os alunos nas faculdades particulares. Que triste para os servidores e professores e também alunos. Mas lembremos que a FACAPE é uma Autarquia Municipal. Então, a Prefeitura de Petrolina poderia alocar recursos para ajudar a resolver essa questão da falta de pagamento de salários dos professores e funcionários.
18 de Mar / 2022 às 09h06
a Prefeirtura de Petrolina deve sim ajudar a Facape. Ela tem que pôr dinheiro lá. As informações são de que a Facape sempre ajudou a Prefeitura de Petrolina, chegou a hora da Prefeitura ajudá-la.