Na última semana, a coordenadora geral da UPAE Petrolina, Grazziela Franklin, esteve acompanhada da enfermeira gerente do ambulatório Cássia Luiza de Souza, a gerente dos programas de Bexiga Neurogênica, Pé Diabético, Ostomia e Ambulatório Pós-Covid, Amanda de Souza Andrade, e a responsável técnica interina da fisioterapia, Yslaíny Araújo, em uma reunião na VIII Regional de Saúde (Geres) para tratar sobre a adesão aos programas, que estão 100% em funcionamento na Unidade.
Os quatro novos programas (Bexiga Neurogênica, Pé Diabético, Ostomia e Ambulatório Pós-Covid) foram implantados em dezembro de 2021 e têm como objetivo ofertar aos 7 municípios que compõem a VIII Geres serviços de saúde especializado, antes encontrados apenas no Recife.
"Nós investimos em recursos humanos, estrutura física, materiais, insumos e medicamentos para receber aqui mesmo em Petrolina os pacientes que antes precisavam se deslocar até a capital para trocar ou receber o kit de colostomia, por exemplo. Isso tudo com o padrão de excelência e competência dos profissionais da UPAE", ressalta Grazziela.
A atenção especializada da UPAE disponibiliza para os pacientes dos programas consultas médicas e multiprofissionais, distribuição prévia de kits e terapias de reabilitação. O agendamento é 100% regulado pela Geres com os municípios. Isso quer dizer que os pacientes devem procurar a secretaria de saúde do seu município para orientação e marcação.
"Pedimos a reunião para reforçar a disponibilização dos serviços, e importância dessa descentralização para os pacientes da VIII Regional. Estamos com os programas totalmente ativos, funcionando e com uma equipe treinada nos melhores centros de referência de Pernambuco, apenas aguardando a chegada da demanda, que ainda é pequena, talvez até pelo próprio desconhecimento da população", acrescenta.
Conheça melhor os programas:
Pós-Covid
O ambulatório Pós-Covid está oferecendo acompanhamento com profissionais diversos, como pneumologista, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiro, visando o restabelecimento completo dos pacientes e o tratamento de sequelas.
Ambulatório de Bexiga Neurogênica e Ostomia
Até o final do ano passado os pacientes tinham que viajar para fazer o acompanhamento e pegar material (como bolsa de colostomia e sonda vesical). Com a iniciativa, a Secretaria de Saúde de Pernambuco descentralizou os atendimentos e passou a ofertar a entrega dos kits e o acompanhamento com os especialistas necessários no ambulatório da UPAE.
Ambulatório de Pé Diabético
Para os pacientes que necessitam de uma atenção de maior complexidade, a UPAE está oferecendo acompanhamento com especialistas vasculares, fisioterapeutas e/ou nutricionistas.
Ascom UPAE
0 comentários