Cerca de 1700 professores da rede municipal de ensino de Juazeiro se inscreveram para participar do "I Simpósio sobre a reconstrução do currículo municipal à luz da BNNC", promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc).
O evento que integra a Programação da Jornada Pedagógica 2022 "Educação: um ato de amor em um Novo Tempo", foi realizado no campus Juazeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nesta quinta-feira (03), e reuniu profissionais de todos os segmentos atendidos na rede municipal de ensino.
Durante todo o dia, de forma escalonada e em comitês organizados por componentes curriculares, os professores foram apresentados às propostas por segmento, mediados por uma equipe de 26 formadores da empresa contratada para facilitar a reconstrução do currículo. Os profissionais discutiram os componentes e tiveram a oportunidade de propor mudanças e conceitos teóricos e metodológicos que irão compor o novo currículo escolar.
A professora Enercina Nunes destacou a importância do Simpósio. "Está trazendo um novo embasamento, no qual teremos a oportunidade de participar da reformulação do nosso currículo. Nós iremos para a sala de aula com riqueza de conhecimento, onde iremos compartilhar com nossos alunos e trabalharemos de forma contextualizada com a nossa realidade local", explicou Enercina.
Os comitês irão acompanhar o desenvolvimento da nova proposta de currículo municipal, que ainda passará por Consulta Pública para validação pela comunidade escolar, para posterior apresentação e oficialização. A nova proposta deverá contemplar as atualizações a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), bem como especificidades da cultura de Juazeiro.
A professora Neiliete Araújo reforçou a importância da valorização dos aspectos locais no ensino, também para a Educação Infantil. "A reformulação do currículo vai trazer mais cultura, lendas, turismo para a nossa Educação Infantil", acrescentou Neiliete, que atua com o segmento.
Marco na rede municipal: A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, ressaltou que a construção do novo currículo representa um importante momento na história da educação municipal, e destacou a importância da construção coletiva.
"Este trabalho será um guia e dará as orientações necessárias para toda a rede municipal de ensino sobre currículos e conteúdos para serem trabalhados durante os próximos dez anos. Isso viabilizará e fomentará uma educação mais concreta, visto que está sendo construída de forma coletiva", explicou a titular da pasta.
Assessora de Imprensa da Seduc/PMJ
1 comentário
04 de Mar / 2022 às 11h36
Só observando, professores que estão prestigiando a jornada pedagógica devem estar satisfeitos com a desvalorização salarial da Seduc. Enquanto uns lutam outros se satisfazem com migalhas. Triste não se valorizarem. Vamos a luta, governos passam e nós ficamos.