As equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e ambulatório de Saúde Mental, participaram, nos dias 17 e 18/02, do 1º Ciclo Formativo no Cuidado Integral em Saúde mental, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), e teve como objetivo a oferta de capacitação para os profissionais sobre cuidado integral relacionado à saúde mental na atenção primária.
"Esse encontro foi um momento de contribuir com a formação para profissionais da saúde que serão agentes matriciadores de discussão em relação à saúde mental, que consiste em ofertar apoio técnico, pedagógico e clínico para os profissionais de uma determinada equipe de referência. Então, a finalidade é que possamos apresentar competências, habilidades e atitudes para que esses agentes matriciadores, formadores, cheguem nas respectivas equipes e tenham esses critérios, e que o serviço seja ofertado com qualidade e cuidado para os usuários que procuram o serviço, tanto nos CAPS, como nas UBSs, por exemplo", frisou a palestrante e psicóloga sanitarista, Josicleia Oliveira.
Para a diretora de Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida, o encontro foi mais uma forma de enriquecer o conhecimento sobre saúde mental nas suas várias perspectivas. "A importância desse encontro está no fortalecimento da rede, aumentando a capacidade de resolução dos problemas de saúde, onde os trabalhadores puderam dialogar e trocar saberes", destacou Ana Ires.
A psicóloga, Jéssica Barbosa, trabalha há três anos no CAPS II de Juazeiro. Para ela, esse encontro foi um momento de acrescentar mais informações para o seu trabalho. "O matriciamento é fundamental para a oferta e melhoria na qualidade do serviço de saúde e esse momento de integração com profissionais da rede, nesse aspecto de formação é muito importante, porque, muitas vezes alguns conceitos não são trabalhados no dia a dia, então esse encontro possibilitou esses conhecimentos, principalmente nesse período de pandemia, que tem sido bem desafiador lidar com novas configurações de trabalho", pontuou Jéssica Barbosa.
Adjany Fernades de Oliveira, é assistente social e compõe a equipe do Nasf-Distrito Sanitário II, e participar desse momento foi enriquecedor. "Foi de suma importância, um momento que está proporcionando para nós, uma formação que vai contribuir como ferramenta de trabalho e apoio, junto às equipes e pensando nessa logística de saúde mental, cada vez mais fortalecendo a rede e como consequência disso, teremos a ampliação e melhoria na qualidade do atendimento para os usuários", concluiu a assistente social.
O encontro foi realizado em parceria com a Diretoria de Saúde Mental de Juazeiro, Núcleo de Humanização e Educação Permanente de Juazeiro e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), e aconteceu na Univasf.
Ascom/Sesau/PMJ
1 comentário
19 de Feb / 2022 às 14h28
É com estas capacitações oportunas, propícias em ofertar maior resolutividade, que os profissionais de saúde irão ver e enxergar as pessoas em sofrimento psíquico, e dar os comandos certeiros na resolução.