A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), continua com o trabalho intensificado no município com a equipe de endemias e faz novo alerta para os cuidados com o mosquito Aedes aegypti.
A finalidade é eliminar locais que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya.
"Com o período das chuvas, o índice de focos aumenta, logo cresce também o índice de infestação. O trabalho dos agentes de endemias continua intensificado nas empresas, órgãos públicos, casas e nas ruas, verificando, alertando e conscientizando a população para os cuidados básicos de não deixar água parada, manter os muros sempre limpos, manter garrafas viradas para baixo, lavar as caixas d'água, colocar areia nos vasos de plantas, evitar água parada e manter os reservatórios bem fechados, para que juntos possamos combater o mosquito Aedes aegypti", frisou a coordenadora do Núcleo de Endemias, Núbia Almeida.
O município realiza, a cada três meses, o Levantamento de Índice mais Tratamento (LIT) e o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que verifica o índice de infestação, no qual é possível obter um melhor controle sobre a doença. "As duas modalidades de atividades que realizamos é de suma importância para a população. Uma vez que controlamos a incidência deste vetor, estamos assegurando a saúde da nossa comunidade", ressaltou Núbia Almeida.
Dados
No último levantamento realizado entre 22 e 27 de novembro de 2021, o LIRAa apontou que, em Juazeiro, o índice geral de infestação é de 1.1%, considerado de médio risco, de acordo com o Ministério da Saúde.
Ações
Nos próximos dias 12 e 13/02, as equipes de endemias estarão realizando atividades em vários locais do município. Na zona urbana, as atividades acontecerão nos bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Centro, Dom Tomás, Itaberaba, João Paulo II, Nossa Senhora das Grotas, Palmares e Piranga. Na zona rural, acontecerá no Mandacaru I, Saco do Meio e Carnaíba do Sertão.
Aucilania Soares – Ascom/Sesau/PMJ
2 comentários
12 de Feb / 2022 às 21h09
Tem que fazer concurso na área da saúde pra todos os cargos e pra agente de endemias.
15 de Feb / 2022 às 11h20
Engraçado que pagar ops direitos dos servidores a gestão não quer, mas postar no blog querendo dar uma de preocupada com saúde da população, isso ela faz. Mas observem que a servidora ainda usa fardamento da gestão passada, não tem crachá, sendo que dias atrás um servidor foi abordado pela PM por conta da falta de identificação, e sem falar no piso nacional que fica empurrando com a barriga pra não pagar e quando for pagar, vai dividir o retroativo em longos meses, igual carne das casas Bahia. É Prefeita, vejo no horizonte seus dias contados como prefeita da nossa cidade, uma pena!