Homem se afoga na Orla de Juazeiro e é reanimado por populares

Mais um caso de afogamento foi registrado na Orla da cidade de Juazeiro, norte da Bahia, nesta terça-feira (8). A vítima, ainda não identificada, foi reanimada por populares.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o homem, após ser socorrido, sendo reanimado por populares em um trecho da ciclofaixa na Orla II da cidade. Policiais Militares foram acionados e tentaram ajudar a vítima, que segundo testemunhas, ficou cerca de 10 minutos debaixo d'água. No vídeo, populares afirmam que o homem estava reagindo ao procedimento.

O 9º Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro confirmou a ocorrência, mas ainda não deu informações sobre as circunstâncias do afogamento. Uma equipe foi enviada ao local. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. 

Outro caso

Em uma semana, esse é o segundo caso de afogamento registrado na Orla II da cidade. Na última quarta-feira (2), um adolescente de 12 anos adolescente pulou de um grande bloco de concreto para dentro do rio, onde tem uma profundidade aproximada de 7 metros, e não foi mais visto. 7 dias depois, o corpo dele ainda não foi localizado.

Perigo

A RedeGN vem alertando para os riscos do banho no Rio São Francisco nesse período de rio cheio e com a correnteza ainda mais forte, não somente pelo risco de afogamentos. A incidência de lesões graves na medula (trauma raquimedular) aumenta no verão, segundo a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), sendo os mergulhos a segunda principal causa das lesões medulares no país. 

A SBC alerta: saltar de cabeça é extremamente perigoso. Alguns traumas na coluna, em função desse mergulho de cabeça, podem levar a pessoa a ficar paraplégica ou tetraplégica. Dependendo do grau da lesão na coluna, pode ocorrer uma interrupção parcial ou totalmente das conexões nervosas do cérebro para os membros.

Mesmo em pé, o risco também é grande, visto a possibilidade de fraturar a perna, por exemplo.

Da Redação RedeGN