A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) de Juazeiro realizou, neste sábado (5), o resgate de uma jumenta com sinais de maus-tratos no bairro Piranga.
O animal foi encontrado com um ferimento em uma das patas dianteiras e machucados pelo corpo. Após o recolhimento, o animal foi levado para o curral municipal e já está recebendo os devidos cuidados.
De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Várias condutas podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.
Hoje, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica os atos contra animais. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal – o que foi mantido no novo projeto. Denúncias devem ser feitas para a Polícia Militar (190), Guarda Civil Municipal (153) ou para a Semaurb (74) 3612-3581.
A ação contou com a colaboração dos ativistas independentes da causa animal (Dan Ramos e Fernandinha).
Ascom PMJ
2 comentários
06 de Feb / 2022 às 16h58
Boa tarde, esse animal foi retirado da pista, segundo informações estava acoplado em uma carroça, guiada por duas crianças, os .esmo levaram o animal para uma grande de esgoto e lá o animal prendeu a pata e eles ao puxarem a carroça o animal.al quebrou a pata. Eles desprenderam a carroça e d Largaram o animal lá sem nenhuma assistência. Os rapazes da cãopeao vieram co. Remédio para os ferimentos, e para dor, trouxeram alimento, u. Senhor deu me uma bacia e dei água para ela. Ju tô se um pessoal e ajudou na retirada do animal do meio da pista. Tentamos por muito tempo o contato tanto com prefe
06 de Feb / 2022 às 20h04
A maioria desses carroceiros são ignorantes no trato com os animais que eles exploram diariamente. E a população acha normal e aceitável o tratamento dispensado a esses bichos tão desamparados. A visão de ambos deve mudar.