Continua repercutindo a denúncia do vereador Renato Brandão (PL) do crime ambiental cometido contra o Rio São Francisco. A REDEGN informou que "despejaram óleo no Rio São Francisco" (Veja aqui).
A reportagem da REDEGN esteve na orla e ouviu diversas manifestações de revolta com a pessoa que cometeu o crime. Manchas de óleo ainda podem ser vistas na orla de Juazeiro.
"As autoridades devem tomar medidas e punir quem fez este crime", disse o funcionário público. José de Arimateia. Ouvintes dos programas de rádio em Petrolina e Juazeiro também durante programação estão expressando revolta.
NOTA: Prefeitura de Juazeiro toma providências para identificar e responsabilizar autor de derramamento de óleo no Rio São Francisco
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), assim que tomou conhecimento do derramamento de óleo na Orla da cidade, na rampa de acesso próximo ao atracadouro das barcas que fazem a travessia de passageiros para Petrolina, encaminhou uma equipe da fiscalização ambiental ao local ainda na noite deste domingo (23).
Com apoio da Guarda Municipal, os fiscais recolheram o tonel com resto do produto e iniciou o levantamento de informações com o objetivo de identificar o responsável pelo dano. A Semaurb esclarece que o fato enquadra-se como crime ambiental, de acordo com o art. 54, parágrafo 2º, incisos de III a V, da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e a punição para quem praticou tal ato é pena de reclusão, de um a cinco anos.
A Prefeitura de Juazeiro lamenta profundamente que o produto tenha sido lançado na orla, poluindo as águas do Rio São Francisco, e está tomando todas as providências legais para identificar e responsabilizar, tanto penal quanto administrativamente, o autor dessa infração ambiental.
Nesta segunda-feira (24), a equipe de monitoramento e fiscalização ambiental da Semaurb voltará ao local para estudar a melhor forma para retirar o óleo que foi lançado no rio São Francisco e limpar a área afetada.
Redação redeGN
11 comentários
24 de Jan / 2022 às 09h10
Só observando,esse é um espírito de porco.
24 de Jan / 2022 às 09h33
Que ódio desse desgraçado. Espero realmente que a prefeitura tome uma atitude, porque muita gente viu quem foi.
24 de Jan / 2022 às 09h46
O que será que passa na cabeça desse ser humano se é que se pode chamar de humano um ou vários indivíduos que praticam tamanha barbaridade ao meio ambiente ,é preciso que as autoridades competentes identifiquem o mais rápido possível esses espíritos de porco e façam pagar pelos danos cometido caso contrario isso pode se tornar uma constante.
24 de Jan / 2022 às 10h07
Crime ambiental e desrespeito ao Rio e ao povo de juazeiro. Quem fez isso merece cadeia!
24 de Jan / 2022 às 10h34
NA REALIDADE PODEMOS PENSAR QUE NÃO FOI DE PROPÓSITO,PODE TER SIDO UM ACIDENTE,QUEM SABE,SÓ QUE EM JUAZEIRO TUDO POLITIZADO, SE AS CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO DO MUNICÍPIO ESTIVER FUNCIONANDO VAI SER FÁCIL ESSA IDENTIFICAÇÃO,ÓTIMA SEMANA A TODOS.
24 de Jan / 2022 às 10h51
Vandalismo, falta de Humanidade. Fazem isso porquê sabem que a punição é branda.
24 de Jan / 2022 às 10h59
Lamentável
24 de Jan / 2022 às 11h00
Muito triste em encerrar um domingo lindo com uma notícia dessa, ontem a orla estava muito bonita, pessoas levando filhos e amigos para prestigiarem o velho Chico. Infelizmente onde o ser humano pisa sempre deixa um rastro de destruição.
24 de Jan / 2022 às 12h57
O canal de esgoto da cidade de Juazeiro, continua a ser lançado diretamente no Rio São Francisco sem tratamento. Só uma parte é tratada. Não adianta reclamar desse óleo derramado, porque não é nem 0.1% do que é lançado no Rio São Francisco mais à frente no canal de esgoto que tem até comportas na Barragem de São Geraldo. Lá o derrame é 365/24. Juazeiro não tem 100% de seus esgotos tratados e lançado no Rio. O percentual de tratamento deve ser de 10%.
24 de Jan / 2022 às 13h35
Cadê o monitoramento? Punição exemplar pra esse ...
24 de Jan / 2022 às 15h09
Uma multa de no mínimo cem mil reais mais cinco anos de prisão cairia muito bem para quem faz esse tipo de coisa com a cidade.