Com a elevação do nível do Rio São Francisco para 3.800 m³/s (metros cúbicos de água por segundo) a partir deste sábado (22), o SAAE Juazeiro informa que já fechou as comportas da Barragem do São Geraldo, como medida preventiva. Essa providência visa impedir que a água do rio invada a cidade por meio dos riachos.
Esta semana o SAAE instalou 3 bombas nas comportas da barragem. De acordo com a engenheira de Projetos e Obras, Vanda Rosado, as bombas de elevação, instaladas no dique, no momento em que as comportas foram fechadas, iniciaram o transporte das águas para o outro lado do canal, desaguando no rio.
De acordo com a nota pública enviada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), até o dia 24 de janeiro, a cada dois dias, a Barragem de Sobradinho estará liberando 500 m³/s, totalizando ao final do dia 24 uma vazão de 4.000 m³/s.
Ascom SAAE/PMJ
1 comentário
23 de Jan / 2022 às 11h43
Prevenção? E o que aconteceu com as bombas utilizadas para o consumo? Deixaram afundar no Rio? Ficam querendo dar publicidade para parecer eficientes e deixa a cidade inteira sem água.