O quadro de Situação de Cheias na bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi formalizado no dia 11 passado e os moradores do bairro Angari começaram a saír do local, visto que o setor com construções de casas é reconhecida como zona de atenção prioritária de risco.
A reportagem da REDEGN esteve no local na manhã deste sábado (15) e constatou o aumento das águas. Confira a referência da estátua do Nego d'agua. Com o avanço da cheia as casas já estão a poucos metros em zona de possibilidade de inundação.
Um morador do local, Marcelo da Silva, disse que "existe mais receio de deixar as casas e os barcos do que da enchente". Ele confirmou que existe a orientação para que os moradores deixem o local. Alguns moradores resistem "vão aguardar mais um tempo para fazer a mudança". Duas famílias deixaram o local hoje
Foto: Thiago Santos
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro, a força-tarefa da Prefeitura de Juazeiro está dando assistência às famílias de áreas que devem ser atingidas devido à elevação do nível do Rio São Francisco.
De acordo com o titular da Sedes, Teobaldo Pedro, as mudanças das famílias para escolas da rede municipal iniciaram neste sábado 15 e segue alerta e monitorando a alta das águas.
Muitos dos moradores se assustaram com a subida do nível da água no início da noite e acionaram as equipes da prefeitura para que a mudança ocorra neste sábado (15).
“Nós estamos alertas. Uma força-tarefa foi criada pela prefeita Suzana Ramos envolvendo diversas secretarias e a SEDES tem procurado fazer o seu papel social com bastante precisão e eficiência. A gestão municipal, de fato, se preocupa e protege as pessoas”, explica Teobaldo Pedro.
Redação redeGN Fotos Ney Vital e Thiago Santos
1 comentário
24 de Jan / 2022 às 19h39
Olá, falo em nome do bairro Monte Castelo, Barranqueiro, Centenário. As bombas instaladas na barragem do São Geraldo não estão dando conta da vasão dos canais de esgotos. O nível dos canais é preocupante. Se chover esses bairros ficarão embaixo d'água. É necessário instalação URGENTE de bombas com um maior poder de vasão, o nível dos canais estão elevados e não tem baixado com as bombas instaladas. Estamos diante de uma tragédia anunciada se medidas não forem tomadas. Por isso, venho pedir a compreensão do poder público para esses bairros, da prefeitura de Juazeiro.