"Não falta mais água (na minha comunidade), diminuiu o sofrimento. Aqui ninguém vê mais mulher com lata d' água na cabeça. A cisterna foi uma bênção de Deus", diz a agricultora Judite Gonçalves, 83 anos, de Senhor do Bonfim-BA que teve a sua realidade transformada para melhor com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Assim como dona Judite mudou de vida com o acesso à cisterna, outras famílias ainda precisam dessa transformação.
Para continuar proporcionando melhor qualidade de vida aos povos da região do Semiárido Brasileiro, a Campanha Tenho Sede visa arrecadar recursos para construção de mais um milhão de cisternas na região do Semiárido Brasileiro. A live de lançamento da campanha Tenho Sede na Bahia acontece nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, com transmissão pelo canal da ASA Bahia no YouTube.
A iniciativa conta com participações especiais de artistas de diferentes territórios baianos como os músicos Roberto Malvezzi – conhecido como Gogó, Marcondes Leite, Aurivone Ferreira, Clara Moreira, Juliano Vilas Boas, Climério Vale e Renato Pereira; as cordelistas Roseli Cordeiro, Marliene Souza e Letícia Aparecida; o poeta Agnaldo Rocha e a poetisa Jamielle Dantas; além do guitarrista Valdir Rocha com as cantadeiras de roda e sambadores/as de Várzea da Roça e dos grupos de dança Quilombos Baixão dos Negros e Maria Preta de Banzaê e Quilombo de Juazeiro dos Capotes de Jeremoabo. Além de homenagem ao saudoso Haroldo Schistek, que sempre lutou pelo bem viver dos povos do Semiárido.
O lançamento estadual pretende "mostrar à população da Bahia o significado da campanha Tenho Sede, como as pessoas podem contribuir e o que significa doar um pouco de si para as pessoas que não têm acesso à água", destaca Naidison Baptista que é um dos coordenadores estaduais da ASA Bahia. Ele ressalta que a necessidade dessa arrecadação de recursos se dá porque o programa de cisternas foi suspenso pelo Governo Federal, mesmo existindo ainda mais de três milhões de pessoas que necessitam dessa tecnologia social fundamental para a Convivência com o Semiárido.
"Esta campanha é muito importante! É uma campanha de cidadania, de liberdade, de apoio às mulheres, porque são elas que na maioria das vezes dedicam grande parte do dia a buscar água. Participe da campanha, venha para nossa live. Movimente seus vizinhos e suas vizinhas, busque doadores e doadoras e você também faça seu gesto de solidariedade", frisa Naidison, que também é idealizador da campanha Tenho Sede.
Durante a live, serão realizados sorteios de CDs e livros. Para concorrer, siga o perfil da Asa Bahia no Instagram @asabahia e veja as orientações. Acesse o canal da ASA Bahia no YouTube para acompanhar a live de lançamento estadual da campanha Tenho Sede: youtube.com/c/ASABahia.
Tenho Sede
A campanha Tenho Sede foi lançada nacionalmente em setembro deste ano pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Seu objetivo é arrecadar recursos para construção de mais um milhão de cisternas de placas para famílias do Semiárido que sofrem com a falta de água para o consumo humano e produção de alimentos. Há cerca de 21 anos, a ASA construiu 1 milhão e 200 mil cisternas no Semiárido, com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), mudando a realidade de famílias rurais que passaram a ter melhor qualidade de vida, alimentação e saúde, além de possibilitar a produção de alimentos também para a comercialização, colaborando com a renda das agricultoras e agricultores da região.
O acesso à água é um dos elementos norteadores da Convivência com o Semiárido defendida pela ASA, que reúne mais de três mil organizações, que defendem e propagam políticas públicas voltadas para o Bem Viver no Semiárido.
Os/as interessados/as podem colaborar com doações mensais, anuais ou únicas, que podem ser feitas pela internet, no site www.tenhosede.org.br.
A campanha Tenho Sede conta com apoio de Gilberto Gil, que regravou a composição de Dominguinhos e Anastácia com direito a um clipe especial para a ação da ASA. A canção é bastante conhecida e torna-se o hino da campanha justamente por representar a luta pelo acesso à água potável, um recurso natural e vital, direito de todas as pessoas.
Ascom ASA
0 comentários