As filas de pais em busca de vagas para os filhos em escolas de Petrolina, felizmente, ficaram no passado. Com a informatização da matrícula da rede municipal de ensino da cidade, quem vai a uma das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, nesta época do ano, se depara com um ambiente tranquilo e sem filas. Desde 2020 a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza a matrícula de forma virtual, democratizando o acesso e dando mais um passo na construção de uma cidade inteligente.
A modernização do processo de matrícula é resultado do trabalho da Secretaria da Educação, a partir das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico da administração municipal. Quando assumiu a gestão da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em 2016, a gestora Eli Gonçalves lembra que o período de matrículas era um dos mais complicados na unidade. "Os pais dormiam na porta da escola e de manhã, quando alguns percebiam que não conseguiriam a vaga, começavam as brigas. O processo eletrônico é bastante interessante porque as famílias conseguem consultar pela internet se há disponível a vaga desejada e solicitar online mesmo. Então, quando vem para a escola, chega somente para confirmar a matrícula", revela a gestora.
Para o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, o conforto para os pais e equipes das escolas era uma das grandes preocupações da administração municipal. "A matrícula online foi um passo muito importante que o prefeito Miguel Coelho deu no processo de modernização da rede municipal de ensino, pois facilita bastante a vida de toda comunidade escolar. Através do telefone celular e do computador, é possível fazer a matrícula dos alunos. Só há a necessidade de ir à escola, para levar a documentação, o que eles podem fazer em qualquer hora do dia na data prevista do calendário escolar e dentro do horário de funcionamento da unidade. Uma grande ação da atual gestão para melhorar a vida das pessoas", afirma o secretário.
A matrícula ocorre pelo site da Prefeitura de Petrolina, no endereço https://petrolina.pe.gov.br/, ou pelo portal www.educacao.petrolina.pe.gov.br. Ao acessar, é obrigatório colocar os nomes do aluno e da mãe, o e-mail do estudante, a série/ano que ele vai cursar em 2022, a data de nascimento e um telefone para contato. Após a realização deste cadastro, a Secretaria vai realizar uma seleção das vagas que a família escolheu, para então efetivar a matrícula. A confirmação deverá ser realizada através da entrega da documentação do aluno e do responsável legal na secretaria da unidade escolar em que a vaga foi reservada. Caso os pais não consigam a vaga pelo sistema online, a Secretaria da Educação se responsabilizará por garantir o acesso do aluno.
Ascom PMP
0 comentários