Com o objetivo de proporcionar acolhimento às mulheres do Alto Risco, que passarão pelo período festivo de final de ano em internamento, a equipe multiprofissional de Residência em Saúde da Mulher da Universidade de Pernambuco (UPE), que tem como campo de prática o Hospital Dom Malan, está realizando o “Dezembro Afetivo”.
A iniciativa foi materializada na construção de um mural com fotos, mensagens e pedidos ao Papai Noel. O painel interativo foi montado pela assistente social (R1), Luana Costa, pelo psicólogo Clóvis Cabral (R1), pela nutricionista (R1) Fernanda Rodrigues, a fisioterapeuta (R1) Lana Gouveia, e a enfermeira (R1) Ana Luiza Carneiro, em parceria com as próprias gestantes.
Algo relativamente simples, mas com um grande significado intrínseco. “O projeto faz parte de um conjunto de ações socioeducativas que a gente precisa desenvolver ao longo da residência no Dom Malan. Cada mês trabalhamos uma temática e em dezembro foi esta a escolhida, pensando na sensibilidade que aflora no período natalino”, justifica Luana.
“Todo mundo, se pudesse, escolheria passar esse período com a família. Mas, as mulheres do Alto Risco, por exemplo, não têm essa oportunidade, pois precisam terminar a gestação sendo acompanhadas de perto. Então, pensamos nessa proposta para que elas pudessem colocar fotos da família, mensagens e desejos de Natal. Foi a forma que encontramos de tentar atenuar essa saudade”, acrescenta.
O mural ficará exposto até o final de dezembro, e todas as mães do Alto Risco têm acesso diariamente ao espaço. “Elas podem sair das suas enfermarias e apreciar essa expressão de amor no ambiente hospitalar”, ressalta.
O batismo do projeto natalino foi da residente de nutrição Fernanda, que recebeu o apoio dos outros colegas e da supervisão do Serviço Social e Psicologia, através da gerente Katia Silene. As pacientes, na sua alta, receberão as fotos decoradas como lembrança.
Ascom
0 comentários