Nesta quinta-feira (16), a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) doou, ao zoológico do 72º Batalhão de Infantaria de Petrolina, as carnes que foram apreendidas esta semana em uma fiscalização.
Os produtos estavam sem registro sanitário, após a apreensão, o órgão realizou a doação para a instituição. As carnes irão servir de alimento para os animais do zoológico.
O material apreendido durante esse tipo de fiscalização tem dois destinos: são descartados no centro de tratamento de resíduos do município, quando estão em situação de decomposição, ou doados, quando em condições de consumo animal. De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, após contato com o batalhão, a doação é realizada. "O batalhão já é um parceiro da Agência, e sempre que temos estes produtos apreendidos em bom estado para alimentar os animais, fazemos o acondicionamento e contatamos o 72°BI para a retirada deste alimento", explicou.
"Reforçamos, mais uma vez, que o nosso objetivo é trabalhar para assegurar o bem-estar e a saúde pública da população. A certificação que o produto foi abatido em um local adequado, qualificado e com a supervisão de profissionais, atesta que o produto tem qualidade para a população. O contrário disso, é a certificação de que não há procedência", concluiu Marcelo.
As fiscalizações, através da Vigilância Sanitária, acontecem com periodicidade e têm como finalidade a certificar, aos usuários, que os estabelecimentos alimentícios e de demais áreas são ambientes limpos, dentro das normas sanitárias e que atendem todas as diretrizes para funcionamento. Dessa forma, consumidor final tem a garantia que alimentos possuem procedência. Caso não seja cumprido esse padrão, os produtos são apreendidos pelo órgão fiscalizador.
A Agência Municipal de Vigilância Sanitária disponibiliza o telefone 156, da Ouvidoria Municipal, para denúncias e reclamações. O contato funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Ascom Prefeitura de Petrolina
1 comentário
16 de Dec / 2021 às 20h49
Atitude animal 100% belíssima, humanitária, cristã!