PMBA REALIZA FORMATURAS DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E VIOLÊNCIA (PROERD) EM JUAZEIRO-BA

A Polícia militar da Bahia (PMBA), através da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), comandada pelo Major PM Sátiro, em Juazeiro-BA, iniciou a realização das formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

Depois de 01 (um) ano e 06 (seis) meses sem aulas, em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), no dia 20 de setembro de 2021, foi retomada a aplicação do PROERD, pela supracitada Unidade Operacional, iniciando a aplicação no formato híbrido, remoto e presencial, contando com dois policiais instrutores, o Cabo PM Mário Jr. e a Soldado PM Cailoan, que abraçaram essa missão desafiadora em prol da educação, e da transformação, através das crianças.

Os instrutores foram capacitados, através de um treinamento realizado pela Polícia Militar do Rio Grande do Sul, pioneira no país com o PROERD no formato Híbrido, a qual remodelou todo o currículo do 5° ano, para que essa retomada fosse possível.

O Programa consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como objetivos: desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar, entre outros.

Inicialmente com aulas síncronas nas escolas da rede municipal, utilizando uma plataforma virtual de aprendizagem. E aulas presenciais na rede particular, para alunos do 5° ano.

Nesse semestre contamos com 10 escolas parceiras nesse projeto, sendo 07 municipais e 03 particulares, sendo elas, respectivamente: Joca de Souza Oliveira, Guiomar Lustosa, Leopoldina Leal, Carlos Costa, Judite Leal, Ludgero, Maria de Lourdes, Arco-íris, Prisma, Mentes Brilhantes. Contemplando cerca de 420 alunos.

No dia 25 de outubro de 2021 foram retomadas as aulas presenciais no município. Os instrutores estão ministrando as aulas conforme a realidade de cada escola, algumas retomaram as aulas totalmente presenciais, outras estão no formato híbrido, outras no formato escalonado, e outras permanecem na modalidade online.

O Programa conta com 10 (dez) lições e ao final os alunos elaboram uma redação em sala, como forma de aferir o aprendizado, onde contarão como foi sua experiência com o Proerd e como poderão utilizar no dia a dia o que aprenderam. As três melhores redações são premiadas na formatura, como forma de prestigiar a participação e dedicação deles.

Fonte: ASCOM/73ª CIPM