O Ministério Público do estado da Bahia, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e 5ª Promotoria de Justiça de Porto Seguro, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil do Estado da Bahia, deflagrou a “Operação Saneamento” na manhã desta sexta-feira, dia 3, em Porto Seguro e no Distrito de Arraial D`Ajuda, no extremo sul baiano.
Foram cumpridos oito mandados de buscas e apreensão, além do afastamento cautelar de três servidores públicos por 180 dias. A operação apurou indícios da prática de corrupção por dois ex-secretários municipais e três fiscais ambientais lotados na Secretaria do Meio Ambiente de Porto Seguro.
Segundo o Gaeco, foram coletadas evidências da existência de um esquema de corrupção na Secretaria de Obras e Meio Ambiente, desde as gestões de 2016 e 2017. As investigações revelaram o recebimento de vantagens indevidas para a concessão de licenças ambientais e de implantação para instalação de empreendimentos imobiliários na região.
O esquema foi denunciado por empresários do ramo de construção civil, que apresentaram documentos que evidenciam a negociação do valor da propina. Conforme apurações do MP, houve efetivamente o pagamento, com posterior concessão das licenças. Uma das propinas chegou ao valor de R$ 60 mil. O pedido de afastamento e os mandados foram deferidos pelo juiz André Strogenski, da 2ª Vara Crime da Comarca de Porto Seguro. As buscas e apreensões foram cumpridas em endereços residenciais, outras propriedades dos investigados e na sede da Secretaria de Meio Ambiente.
Não haverá concessão de entrevista ou coletiva de imprensa por parte do MP da Bahia, neste momento, em respeito à Lei de Abuso de Autoridade.
MPBA
2 comentários
03 de Dec / 2021 às 13h48
Demora mais chega!!!!!, licença ambiental é coisa seria, pode passar anos, se teve irregularidade vc vai responder mais cedo ou mais tarde....quem facilitou ou foi beneficiado com essas irregularidades, tem gente de outras gestões de juazeiro que devem ta tremendo na base!! kkkk e tbm de municípios próximos....kkk...imagine a a vergonha!! kkk
03 de Dec / 2021 às 15h36
..Soube que o MP já esta ciente destes "esqueminhas" muito comuns nos municípios da região, na área ambiental, onde quem cabe fiscalizar se beneficia da situação...mineração...eólica..solar..agricultura....nada escapa das garras, tem gente que deveria presar pela imparcialidade mas tem "indicação especial" e o pessoal justifica que ta "ajudando" kkkkkkkkk...só esquece que isso É CRIME....Vamos aguardar as investigações...para dar nome aos bois...