No programa RJ notícias, apresentado pelo radialista Geraldo José, nesta segunda-feira (29), ouvintes voltaram a denunciar "escuridão e o risco dos motoristas e pedestres que trafegam pela BA 210-km 395 em Juazeiro, Bahia, bairro Tabuleiro.
No mês de outubro, reportagem da REDEGN fotografou a escuridão no local e mostrou trecho que fica no perímetro urbano de Juazeiro, e dá acesso a pelo menos dois bairros da cidade, Tabuleiro e São Geraldo.
A reportagem da REDEGN percorreu parte do trecho, entre o mercado do produtor até o trevo que dá acesso ao bairro São Geraldo e constatou vários postes sem iluminação. Devido a escuridão aumenta a falta de segurança e insatisfação dos moradores do local.
De acordo com Amarildo Silva que trabalha às margens da rodovia, a falta de iluminação espanta os clientes, prejudicando também todo o comércio na região. "A falta de iluminação ela desfavorece bastante. Não só o comércio, mas, também os bairros vizinhos, população que precisa do acesso a esses bairros", afirma.
A BA 210-KM 395 via de acesso para Curaçá, por isto bastante movimentada e além disso, moradores reclamam também da falta de segurança.
"Isso está meio perigoso para a população, para o próprio pessoal que trafega na rodovia. Tem homens e mulheres, famílias que por falta de recursos financeiros tem que ir a pé e usar a pista, alerta o mecânico Cleomar Silva.
A reportagem da REDEGN enviou solicitação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para saber quem é a responsabilidade pela iluminação. Os entrevistados apontam que a responsabilidade é da prefeitura.
No último dia 02 de outubro um leitor enviou Video e aponta que trafegou no local no dia 28 de agosto e "a escuridão, postes sem iluminção, lampadas apagadas durante mais de 37 dias. De quem é a responsabilidade do principal acesso para o bairro Tabuleiro está tudo escuro. De quem é a responsabilidade?, questiona, o leitor.
Em outubro a prefeitura enviou a seguinte NOTA: Prefeitura de Juazeiro já adquiriu material para restabelecer iluminação na BA-210, após furtos e atos de vandalismo
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), esclarece que ao longo de nove meses, realizou por três vezes, instalações de cabeamentos que dão sustentação à iluminação pública na BA-210, no trecho entre o Mercado do Produtor e o bairro Tabuleiro. Infelizmente, atos de vandalismo e furtos estão acontecendo com frequência, o que tem atrapalhado o trabalho da gestão municipal, prejudicando toda população.
O secretário de Serviços Públicos, Charles Leal, destaca que já houve a aquisição do material elétrico, e que a equipe de iluminação está juntamente com o engenheiro elétrico, analisando uma forma diferenciada da nova instalação, para que seja restabelecida a iluminação pública no local o mais rápido possível.
6 comentários
29 de Nov / 2021 às 10h37
Isso é verdadeira vergonha,um desgoverno dessa prefeita que eu ajudei a chegar aonde está. Eita Juazeiro sem sorte.
29 de Nov / 2021 às 11h56
Aqui do Assai, até chegar na igreja Assembléia tem alguns postes com lâmpadas queimadas!. É PREFEITA sua gestão Nota: 4,00.!
29 de Nov / 2021 às 13h48
BA, estadual manda carta para o DNIT, federal?
29 de Nov / 2021 às 13h50
Falta de responsabilidade do poder público Por que não faz a escalação aérea já que estão roubando os cabos
29 de Nov / 2021 às 13h51
E só fazer a rede aerea
29 de Nov / 2021 às 17h16
O secretário Charles Leal deveria ir para outra secretaria de turismo, meio ambiente, ou de transporte, já que ele trabalhou no detran de Juazeiro. Há outros pontos escuros na cidade como a entrada do atacadão Assaí e Mercantil, muito postes dessa via estão apagados. A prefeita não precisa esperar as coisas piorarem, as muriçocas também voltaram. As vezes a pessoa não dá certo numa secretaria, coloca ele em outra e testa outro. Quando o povo toma raiva, se enfeza, aí não adianta mais consertar que o povo não esquece. Vocês viram o que aconteceu com o Paulo Bonfim.