Sindicato completa 30 anos de lutas em prol do comerciário de Petrolina

Nesta terça-feira, dia 23, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) completará 30 anos de fundação. Três décadas de lutas e conquistas em prol dos trabalhadores responsáveis por um dos setores mais importantes da economia da principal cidade do sertão de Pernambuco: o comércio.  

Ao longo desses anos, a entidade sindical consolidou diversos direitos aos trabalhadores e trabalhadoras de Petrolina. Entre elas, acompanhamento em ações trabalhistas e previdenciárias, assistência de advogados, assistência médica e odontológica. E a cada ano, durante as negociações das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) da categoria junto ao patronato, busca assegurar melhores condições salariais e benefícios, que atendem a toda categoria, associada ou não ao Sintcope. 

Mas a constante adesão de novos sócios é o que permite ao Sintcope ganhar mais corpo para manter-se atuante na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio no município de Petrolina. "Ainda que nos últimos anos, grupos políticos tenham agido para tirar a força dos sindicatos, permanecemos como o mais efetivo instrumento de luta e defesa dos direitos individuais e coletivos da classe trabalhadora", resume a diretora-presidente do Sintcope, Dilma Gomes. "Mas isso só pode ser possível com a presença do trabalhador e da trabalhadora no sindicato. Por esse motivo, chamamos cada comerciário, cada comerciária, que ainda não faz parte da nossa instituição, a associarem-se ao Sintcope", completa.  

A direção do Sintcope espera realizar um evento para celebrar os 30 anos do sindicato. A entidade está ciente quanto a necessidade de cautela no momento, devido a pandemia da Covid-19, ainda que, com o avanço da imunização, autoridades tenham ampliado o número de pessoas admitas em reuniões e eventos. "Esperamos e temos fé que essa crise será superada, quando poderemos realizar um evento à altura da importância que o comerciário e a comerciária de Petrolina merecem", ressalta a diretora do Sindicado dos Comerciários de Petrolina. 

Ascom