Oferecer para toda a comunidade, acima de 18 anos, que esteja em sofrimento psíquico assistência psicológica. Esse é o objetivo do Projeto Ceppsi Acolhe, realizado pelo Centro de Práticas e Estudos em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que irá encerrar as suas atividades. As inscrições para os últimos atendimentos podem ser realizadas até o dia 8 de dezembro.
O projeto, que está em funcionamento desde maio de 2020, oferece plantões psicológicos on-line com atendimentos pontuais. Os atendimentos por meio do projeto são supervisionados pelos professores do Ceppsi Univasf e realizados por discentes do último ano do curso de Psicologia, que se encontram na fase de estágio profissionalizante.
Os atendimentos continuarão sendo concedidos até o dia 16 de dezembro, pelo Google Meet. Aqueles que desejarem participar, podem se inscrever através do link. As inscrições são de fluxo contínuo, com o fechamento de uma lista de atendimentos nas quintas-feiras, considerando a ordem de inscrição. Dentre as vagas semanais, duas são destinadas às pessoas surdas, com o atendimento feito na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
De acordo com a coordenadora do projeto, Sílvia Morais, professora do Colegiado de Psicologia, o Ceppsi Acolhe foi de suma importância. “Desde abril de 2020 atendemos pessoas que estão em situação de sofrimento e com sintomas intensificados devido à pandemia. O projeto cumpre com o papel social da universidade ao integrar a comunidade em suas ações”, pontua. O processo de retomada do projeto de extensão poderá acontecer em 2023, com atendimentos presenciais.
O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) foi oficialmente inaugurado em agosto de 2009, desde então, sua estrutura física é programada para receber usuários diversos que necessitem de acompanhamento psicológico individual ou em grupo. O Centro tem como objetivo oferecer ao estudante de psicologia um espaço para desenvolver aprendizado e conhecimento científico, atendendo as demandas da sociedade em ensino, pesquisa e extensão. Mais informações sobre o Ceppsi podem ser encontradas no site.
Da Redação RedeGN
0 comentários