Novo ato Fora Bolsonaro protesta contra a fome e o racismo neste sábado (20)  

Neste sábado (20), Dia Nacional da Consciência Negra, milhares de baianos irão às ruas em mais um ato nacional 'Fora Bolsonaro Racista'. Em Salvador, a manifestação será incorporada à 42ª Marcha da Consciência Negra Zumbi e Dandara dos Palmares, após união entre a Coordenação da Campanha Fora Bolsonaro e o movimento negro.

Além das pautas antirracistas, o ato também tem como pauta principal a fome enfrentada por milhares de brasileiros, após o fim do auxílio emergencial e do Bolsa Família. 

O ato vai acontecer a partir das 13h, do Campo Grande à Praça Castro Alves, reunindo diversos movimentos sociais, sindicatos, partidos e lideranças sociais e políticas. A manifestação será conduzida pelo trio da organização da marcha, com participação de representantes das entidades negras, partidos e políticos. 

Um dos organizadores dos atos na capital, o PT SALVADOR acredita que a unificação das lutas neste ato #20NForaBolsonaroRacista fortalece as pautas antirraciais em todo o Brasil. "O 20 de novembro é uma data marcada pela luta do povo negro e este ano, ela destaca as consequências desse desgoverno para a essa população, principal vítima do desemprego, da fome, da violência, das mortes causadas pela Covid-19, entre outros crimes", disse o presidente do PT Salvador e secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia, Ademário Costa. 

O último ato Fora Bolsonaro de 2021 também tem a fome como principal pauta de protesto. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Governo Bolsonaro deixa 25 milhões de famílias sem nenhum benefício ou ação social contra a fome, depois de acabar com o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Só na Bahia, serão mais de 1 milhão e 500 mil pessoas sem qualquer ajuda.  

Programação 20 de Novembro: Além do grande ato Fora Bolsonaro, outras ações serão realizadas em Salvador, como a lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, às 8h do sábado. Nos dias que antecedem ao ato, irão acontecer panfletagens em diferentes pontos da cidade, colagem, plenárias e live de mobilização para o ato. E no dia 28, às 9h30, terá a Marcha Consciência Negra Sussuarana, saindo da Igreja Santo Antônio. 

Ascom