Você tem qualidade de vida? O que é ter qualidade de vida? Será que a qualidade de vida está atrelada à quantidade de bens materiais que possuímos? Uma pessoa que possui muitas riquezas será que ela possui a si mesma?
Essas perguntas simples, até mesmo consideradas bobas, porém respondê-las conscientemente exige um mergulho profundo dentro de si mesmo para validar a qualidade de vida e, consequentemente, a realização humana. Nessas indagações é preciso ter a sensibilidade e compreender que o problema não está, necessariamente, nas riquezas em si. O Problema está em amar cegamente as fortunas efêmeras da vida.
Sem querer ser o dono da verdade, em muitos momentos, quando nos referimos sobre qualidade de vida, direcionamos a quantidade e não a qualidade. Muitos defendem que para termos qualidade de vida é necessário o acesso, em grandes quantidades, aos melhores padrões de bens e serviços disponíveis no mercado.
Com isso, só se falam em grandes quantidades de bens materiais, paixões, reconhecimentos e assim por diante. Não sou contra as pessoas viverem bem e usufruírem do melhor da Terra. Apenas quero, gentilmente, convidá-las a perceberem que é difícil ser feliz sozinho e que o acúmulo de bens materiais ao invés de garantir qualidade de vida, com o passar da idade, geram frustações.
Com o amadurecimento do ser humano espera-se que ele seja capaz de discernir os seus próprios sentimentos e, também, compreender que a vida é tão curta que não vale a pena perder tempo com coisas sem valor. Por isso, à medida que vivemos é possível aprendermos que ser feliz é o que importa. Entretanto, a grande problemática é que, na maioria das vezes, nós delegamos aos outros o compromisso que é nosso. Por exemplo, deixamos outras pessoas decidirem aonde devemos chegar.
Assim, ao mencionarmos a qualidade de vida das pessoas, é importante compreendermos que alegria e felicidade são figuras diferentes. A alegria é a satisfação do corpo físico e a felicidade é um estado de espírito que não depende da alegria. Sendo assim, a busca exacerbada por qualidade de vida pode resultar em ansiedade. A ansiedade em si não é doença, porque a ansiedade sadia nos avisa de riscos e das necessidades do nosso corpo. Porém é importante lembrar que a ansiedade pode nascer das nossas fantasias e contribuir para o aumento das patologias.
Diante disso, não custa dizer que, constantemente, pensamos ser infelizes por não termos aquilo que achamos ser o melhor para nós. Por isso, é fundamental nos conhecermos verdadeiramente e termos noções das nossas imaginações e fantasias. A imaginação é uma virtude. Ela pode projetar algo que você vai realizar num momento futuro. Já a fantasia é um vício. Ela se realiza em si mesma e substitui a realidade.
Vale lembrar que a nossa qualidade de vida depende da semeadura do dia a dia e que a verdadeira beleza não é um convite a possuir algo, mas um convite a ele renunciar. A verdadeira beleza não te impulsiona a possuir bens materiais. Ela é aquela que nos faz perceber a nós mesmos através das pequenas coisas da vida, que na maioria das vezes, não vemos ou ignoramos.
Por essa razão para melhorar a forma de viver a vida é sugerível simplificá-la. Ou seja, desfrute das coisas boas, porém não seja refém delas porque a vida tem altos e baixos. Quem se acostuma com banquetes têm dificuldades de aceitar o PF (Prato Feito) todos os dias. As melhores coisas da vida estão na simplicidade de viver. Viva e deixe o seu amor viver plenamente dentro de você.
Portanto, desta forma, quando nós encontramos nossa “identidade profunda” que é o "conhece-te a ti mesmo de Sócrates" nos encaixamos no universo de maneira mais harmoniosa com a nossa paz interior. A partir daí pode-se afirmar que qualidade de vida é ter o necessário à conquista da felicidade. Tudo isso, sem esquecer-se de que quanto mais caminharmos em direção ao bem, mais unidos seremos. Estar em paz consigo mesmo não tem preço. Valorize-a!
Josiel Bezerra
40 comentários
17 de Nov / 2021 às 11h06
Tento ter na medida do possível
17 de Nov / 2021 às 11h33
Como sempre prof: Josiel Bezerra nos fazendo ver o lado bom das coisas e deixando bem clara o q nós não vemos obrigada por tudo
17 de Nov / 2021 às 11h37
Grande verdade meu amigo, texto super necessários para o mundo atual. "Uma cabana onde se ri vale mais que um palácio onde se chora"
17 de Nov / 2021 às 11h39
E a mais pura verdade demos valorizar as coisas simples da vida.e deixar se influência pelas coisa que não são furtes e viver a vida como se não hoverse amanhã,ame mais vivar mais volorizer quem realmente importa.
17 de Nov / 2021 às 11h57
Excelente artigo e um incrível profissional!
17 de Nov / 2021 às 12h03
Ótima reflexão
17 de Nov / 2021 às 12h09
Realmente, não se consegue a felicidade através de bens materiais, muito pelo contrário, são esses bens materiais que em muitas das vezes impedem a conquista da felicidade. Matéria excelente.
17 de Nov / 2021 às 12h11
Ótima reflexão,professor!
17 de Nov / 2021 às 12h57
Excelente reflexão, Josiel Bezerra! Parabéns!!
17 de Nov / 2021 às 13h01
muito boa essa matéria
17 de Nov / 2021 às 13h30
É isso! Qualidade de vida pra mim é ter paz e saúde. O resto a gente corre atrás.
17 de Nov / 2021 às 13h38
Ótimo artigo
17 de Nov / 2021 às 13h56
Qualidade de vida é viver tranquilamente em paz com sigo mesmo. Ótima reflexão!
17 de Nov / 2021 às 14h58
Parabéns meu amigo Josiel, como sempre seus Artigos são inspiradores! Adoro lê seus artigos.
17 de Nov / 2021 às 15h03
Excelente reflexão!
17 de Nov / 2021 às 15h23
Otima reflexão
17 de Nov / 2021 às 15h23
Dom nas palavras, Uma excelente reflexão e um profissional em tudo que faz. Como sempre arrasando.
17 de Nov / 2021 às 15h24
Otima reflexão
17 de Nov / 2021 às 15h32
Só verdades! Excelente reflexão meu irmão!
17 de Nov / 2021 às 15h34
Um grande professor! Ensinando um pouco da realidade da vida pra nós.
17 de Nov / 2021 às 16h01
Pura realidade, estamos vivendo em um cenário tenebroso , aonde muitas pessoas acham que a maior felicidade estar em bens materiais , mais se enganam... Josiel Bezerra descreveu a pura realidade dos dias atuais . Pois assim como ele relata sobre a ansiedade que é um bem se caso ela for boa , mais pode ser mal também , que pode ocasionar a doenças generalizada infelizmente. Mais esse artigo vem nos mostrando uma forma melhor de viver. Conquistando e aproveitando a vida da melhor forma possivel . Parabéns JOSIEL QUE DEUS VENHA TE ABENÇOa GRANDEMENTE, E A CADA DIA POSSA ESTAR TE DANDO SABEDORIA
17 de Nov / 2021 às 18h04
Excelente reflexão professor!!!!
17 de Nov / 2021 às 19h15
Pura vdd meu amigo e professor josiel Bezerra sempre com suas belas palavras nus colocando pra ver e refletir as suas escritas onde em cada palavra si a verdades onde ai ler. Mto obg vc e mto Excelente nos seus artigos. Parabéns..
17 de Nov / 2021 às 19h19
Muito bem Josué Bezerra suas palavras sempre acompanhados de uma excelente reflexão..
17 de Nov / 2021 às 20h12
Ficou top meu amigo esse artigo sucesso .
17 de Nov / 2021 às 20h15
Ficou ótimo o texto meu nobre amigo e desejo todo sucesso do mundo que Deus te abençoe .
17 de Nov / 2021 às 20h34
Todo ser humano, a menos que tenha chegado a sabedoria ou iluminação, carrega desde o nascimento um conjunto de defeitos psicológicos. São esses defeitos que o levam ao sofrimento. São exemplos nem clássicos de defeitos psicológicos, os pecados capitais. Para se chegar a sabedoria e o fim do sofrimento é imprescindível a eliminação de todos os nossos defeitos psicológicos, cultivando o desapego, praticando a caridade, o amor a natureza e a tudo que ela compõe. Resumindo, só se alcança o fim do sofrimento com a sabedoria que é diferente de conhecimento!
17 de Nov / 2021 às 22h34
As vezes vemos pessoas com tão pouco e são infinitamente mais felizes do aquelas que tem muito.parabéns Josiel sempre trazendo assuntos importantes para nossa reflexão
18 de Nov / 2021 às 06h37
Boa reflexão Contemplar Contemplar o belo é fazer das pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos
18 de Nov / 2021 às 11h55
Jesus falou sobre não declinarmos nosso coração sobre os tesouros terrenos. Incrível como Jesus já sabe exatamente como serão as coisas. Louvo e glorifico o Seu nome, pois que se preocupa tanto com a gente a ponto de nos avisar e ainda deixar escrito para que não nos esqueçamos das possíveis mazelas que poderíamos enfrentar. Mais um texto que nos direciona à reflexão sobre as futilidades "debaixo do sol" como antecedera o sábio Salomão nos tempos eclesiásticos. Parabéns pelo texto!
18 de Nov / 2021 às 15h22
Querido Josiel, excelente reflexão! Também acredito que a felicidade está nas pequenas coisas, nos gestos mais simples, no abraço, no aconchego, no sentir-se livre, em estar bem com o seu eu interior... Simplesmente SER, viver sem o caos das necessidades externas. "Seja comum, seja simples, seja você quem for. Não a necessidade de ser importante, a única necessidade é de ser real. Ser real é existencial. Ser importante é viagem do ego" (Oshe) Gratidão meu amigo!
18 de Nov / 2021 às 15h23
Querido Josiel, excelente reflexão! Também acredito que a felicidade está nas pequenas coisas, nos gestos mais simples, no abraço, no aconchego, no sentir-se livre, em estar bem com o seu eu interior... Simplesmente SER, viver sem o caos das necessidades externas. "Seja comum, seja simples, seja você quem for. Não a necessidade de ser importante, a única necessidade é de ser real. Ser real é existencial. Ser importante é viagem do ego" (Oshe) Gratidão meu amigo!
19 de Nov / 2021 às 07h51
Demoramos um pouco para entender tudo isso, mas assim que entendemos tudo melhora, é um belo texto e uma ótima reflexão, Parabéns.
19 de Nov / 2021 às 09h26
Só verdades, meu amigo! A beleza da vida está na simplicidade das pequenas coisas. Como sempre você trazendo reflexões importantíssimas para nossas vidas. Desejo todo sucesso do mundo para você, pois es merecedor. Excelente texto!
19 de Nov / 2021 às 19h18
Excelente reflexão!!! Sucesso prof!!
20 de Nov / 2021 às 17h19
Muito bom, parabéns pelo trabalho meu amigo!
22 de Nov / 2021 às 19h39
Cada dia eu fico mais contente com tanta sabedoria a forma de falar do Professor, nos permite intender com clareza. obrigado professor leio e intendo tudo.
22 de Nov / 2021 às 21h16
Realmente qualidade de vida não se basea em bens materiais, se fosse assim os milionários seriam pessoas muito felizes,mais o que vemos são pessoas frustradas, que não conseguem nem conviver consigo mesmo. Eu tenho qualidade de vida, não vivo me comparando a outras pessoas, ou seja, tenho minha própria identidade sou única e valoriso cada conquista seja ela pequena ou grande, acho que a palavra certa seria "gratidão" até pelo ar que respiro.
24 de Nov / 2021 às 13h50
Muito bem professor! Qualidade de vida não se resume em bens materiais! Qualidade é muito mais além do que isso!
18 de Dec / 2021 às 18h56
Parabéns meu amigo Você