Um novo período de chuva se aproxima na região do São Francisco. Com base no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), emitiu um novo alerta SMS nesta quarta-feira (3) para a possibilidade de chuva nos próximos dias no município.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Cícero Dirceu, a previsão é de que um volume de 20 milímetros a 50 milímetros seja registrado até domingo (7). Para tanto, as equipes da Prefeitura seguem de prontidão, realizando o monitoramento pela cidade.
"Nossas equipes estão em alerta, mas, normalmente, essas chuvas são rápidas e passageiras, no entanto muito intensas. Assim, esses 50 milímetros previstos podem cair em uma hora ou podem ser distribuídos, por isso estamos preparados para as duas possibilidades", destacou Dirceu.
Lagoa do Jatobá
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) informou que vem trabalhando há uma semana no bairro Jatobá com o intuito de escoar a água da lagoa, com uma adutora de água, que é um conjunto de peças, acessórios e dispositivos, que permite o escoamento e transporte da água por conduta forçada. Nesse período está proibido a passagem com automóveis ou carroças pela via, uma vez que, a movimentação de veículos de qualquer natureza pode desacoplar ou danificar a adutora.
A previsão para liberação da via só será possível quando o nível da água baixar trazendo segurança para todos. Além dos serviços de manutenção realizados na lagoa, o município está em fase de assinatura de contrato com uma empresa que irá elaborar os estudos de macrodrenagem e microdrenagem (Plano Diretor de Drenagem), trazendo solução ampla para os problemas existentes nas Bacias Hídricas nas quais são registradas inundações.
Emergência e Serviço de Alerta
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 153, que funciona 24h, caso sejam identificados possíveis riscos. "O alerta auxilia a população a redobrar o estado de atenção, acionando o órgão caso haja necessidade. Dessa maneira, as equipes podem fazer a avaliação dos riscos e adotam as providências cabíveis", explicou Dirceu.
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção. Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
Da Redação RedeGN
0 comentários