Um caso de raiva foi identificado em Queimadas, na região centro-norte da Bahia, após 15 anos sem registro da enfermidade. O caso foi constatado após resultado de prova biológica em um bovino feita no Laboratório Central [Lacen]. As informações são do G1.
Após a confirmação, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) iniciou monitoramento na propriedade onde o animal que está doente foi encontrado, bem como outros locais da região, e acionou o Centro de Controle de Zoonoses do município, para iniciar um trabalho educativo e estimular as notificações e a vacinação, que é obrigatória, em animais de outras propriedades de Queimadas.
Apesar da confirmação do caso da doença, a comercialização de carne segue liberada no município porque a maioria dos produtos tem selo de inspeção, conforme a ADAB.
Raiva
No ano de 2020, foram registrados 27 casos da doença na Bahia. Já este ano, são 28, até está quinta-feira (28). O ser humano pode contrair a doença em caso de contato com o bovino contaminado. O vírus se hospeda na urina, fezes e sangue dos animais infectados. No ano passado, quatro pessoas morreram de raiva em todo país, de acordo com o Ministério da Saúde.
Da Redação RedeGN / foto: arquivo
1 comentário
28 de Oct / 2021 às 16h11
Prefeitura precisa se posicionar, referente processo seletivo simplificado para educação. Ja dei varias viagens la para saber sobre meu posicionamento na selecao. Mas nao obtive respostas sempre que vou e uma resposta dferente....