Pernambuco imuniza 93,66% do rebanho contra a Febre Aftosa

Pernambuco imunizou 93,66% do rebanho de bovinos e bubalinos na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada entre maio e julho deste ano. Em números absolutos, foram vacinados 1.970.075 animais, dos quais 1.960.540 são bovinos e 9.535 bubalinos. O balanço divulgado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), faz parte da pré-campanha da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, que acontece de 1º a 30 de novembro.

Este ano, em virtude da pandemia, o prazo de vacinação foi estendido. Os produtores puderam vacinar até o final de junho e declarar até o dia 16 de julho.  Na primeira etapa, que visa imunizar 100% do rebanho, 16 municípios pernambucanos atingiram 100% de cobertura vacinal, sendo eles: Afrânio, Amaraji, Araçoiaba, Camaragibe, Fernando de Noronha, Gameleira, Itacuruba, Moreno, Olinda, Pombos, Primavera, Recife, Ribeirão, Rio Formoso, Sanharó e Tracunhaém.

Do total de 185 municípios, 132 superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e  37 não atingiram os 90% de cobertura, são eles: Abreu e Lima, Araripina, Arcoverde, Betânia, Bodocó, Buíque, Calçado, Cedro, Escada, Exu, Ferreiros, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Ipubi, Itambé, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Jatobá, Lajedo, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Petrolândia, Petrolina, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, São Lourenço da Mata, Serrita, Sirinhaém, Tacaratu, Terra Nova, Trindade e Verdejante.

"Pernambuco sempre assegura uma cobertura superior aos 90% exigidos pelo Ministério e mantém o status de área livre de aftosa com vacinação. Apesar das dificuldades os produtores fizeram a sua parte, agradeço a colaboração das prefeituras, dos criadores e dos funcionários da Adagro, que mesmo num momento de pandemia, não mediram esforços para atingir o índice de vacinação", afirma o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Ascom GOVPE