Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Distrito Federão, São Paulo e Rio de Janeiro ingressaram com uma Ação Civil Pública para impedir o processo de privatização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A ação conta com os apoios da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
As entidades buscaram nos últimos meses uma análise detalhada da situação da EBC e de outros processos de privatizações, além de inúmeros pedidos de acesso à informação ao Ministério da Economia, BNDES, Ministério das Comunicações e EBC.
Segundo as entidades, a ação demonstra a incompatibilidade do ato e pede a suspensão da inclusão da EBC no Programa Nacional de Desestatização, vistos os preceitos constitucionais e sua função social.
Na semana passada, o Ministério da Economia, em coletiva de imprensa disse que a expectativa é que “em meados do ano que vem” os ministros já possam definir a “modelagem” para “avançar com o modelo de desestatização da EBC”.
Jornalistas e Cia
0 comentários