O que dizer de José Carlos Tanuri? o nosso "Zé", amigo de Juazeiro? Com a palavra, líderes políticos das mais diferentes correntes e gerações

Aos 16 anos ele conheceu o mundo da política, arte de guiar ou influenciar o modo de governo de um povo. Foi no gabinete do Paço Municipal, como secretário do então Prefeito Américo Tanuri, seu pai.

"Seu Américo" como era carinhosamente chamado pelos juazeirenses foi prefeito por duas vezes, de 1963 a 1967, e de 1971 a 1973. O filho José Carlos sempre esteve por perto. Observando, aprendendo, sugerindo, colaborando com a gestão municipal.

Daí nasceu o gosto pela política e, com a morte do pai, ele passou a representar o grupo político do ex-prefeito, garantindo a força da família Tanuri na história de Juazeiro da Bahia.

Engenheiro Agrônomo formado pela antiga FAMESF- Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, José Carlos Tanuri foi convidado, no ano de 1982, por Dr. Jorge Khoury Hedaye, para compor uma chapa e concorrer a prefeitura.

A dupla saiu vitoriosa e passou a comandar os destinos de Juazeiro de 1983 a 1988. Tanuri foi o segundo vice-prefeito de Juazeiro, já que somente a partir da administração de Arnaldo Vieira do Nascimento, o município passou a ter um vice.

Os dois jovens aguerridos ganharam as eleições com o desafio de recolocar Juazeiro no seu lugar de "Princesa do São Francisco" e de "Terra da Cultura".

Zé Carlos participou diretamente da gestão municipal e como fazia questão de declarar "Com muita honra, fui vice de Jorge Khoury, meu amigo particular. Ele dava toda liberdade para eu agir”, contava Zé Carlos, orgulhoso de sua história feita de amigos.

Para o ex-prefeito Jorge Khoury "" foi mais que um aliado político, foi um irmão. 

"Zé Carlos Tanuri, nosso "Zé", ao longo dos seu 79 anos de existência, fez uma carreira política vitoriosa. Começou com o pai, Américo Tanuri, e foi seu braço direito. Zé e eu somos filhos da mesma década, ele do início e eu do final. Ainda jovens, trilhamos caminhos distintos, mas nos deram projeção suficiente para que no 15 de novembro de 1982, fossemos eleitos prefeito e vice da nossa querida Juazeiro e, à partir daí, consolidássemos uma amizade de irmãos, que permaneceu inabalável até o último dia da sua existência. A minha relação com ele, nos seis anos de mandato era simbiótica, e trabalhamos todos os dias do mandato de forma sempre propositiva e com um único objetivo, o desenvolvimento da nossa terra. Em seguida, conquistamos cinco mandatos legislativos consecutivos, ele na Câmara Municipal, em Juazeiro, chegando inclusive à sua Presidência, e eu na Câmara Federal, em Brasília. A política está no nosso sangue, fizemos quase todos os caminhos juntos e se alguma vez divergimos, a nossa amizade sempre falou mais alto. O legado de Zé Carlos pode ser divido pela vida pública vitoriosa que conquistou, e pela família unida, que construiu. Era um homem feliz e um juazeirense como poucos, apaixonado pela sua terra e por sua gente", revelou  Jorge Khoury.

Deixando o executivo municipal, Tanuri elegeu-se 5 vezes vereador de Juazeiro, chegando a presidência da Casa do Povo. Foram 20 anos dedicados ao legislativo, e sempre "ajudando a todos os prefeitos de Juazeiro, independente de corrente política", como declara o ex-prefeito Misael Aguilar.  

"Nem todo filho de político, torna-se um grande político, mas Zé Carlos é uma prova de que o pai foi um grande político e ele também. Um verdadeiro "trovão" para Juazeiro, não só como vice de Jorge Khoury, mas como presidente da Câmara de Vereadores por vários mandatos. Ele tinha Massaroca como extensão do seu berço e ajudou todos os prefeitos de Juazeiro, independente de corrente politica. Além de ser uma pessoa muito querida e amiga de todos. Um grande homem que deixa sua marca na história de Juazeiro", disse Misael.

Decidido a não mais concorrer a cargo eletivo, Tanuri passou o bastão para o filho Alex, mas jamais se ausentou dos bastidores da política de Juazeiro, sendo ouvido e reconhecido pelos líderes de diferentes grupos que faziam questão do seu apoio. 

"A política me apresentou a Zé Carlos Tanuri, um líder político que eu já admirava, antes mesmo de entrar para a vida pública. Nos tornamos amigos e eu aprendi muito com sua sabedoria, simplicidade e compromisso com Juazeiro. Muitas vezes foi meu conselheiro e em outras se permitiu ser aconselhado. Era um homem aberto ao novo, acolhia novas ideias, as diferenças e minorias. Um homem íntegro, um político firme nos seus propósitos e um amigo de sua comunidade. Deixou uma lacuna na vida de Juazeiro e desfalcou meu time de bons políticos e amigos", disse o ex-prefeito Isaac Carvalho.

O filho de "Seu Américo" também influenciou a nova geração de políticos juazeirenses. Seu jeitão amigo, conciliador, mas ao mesmo tempo firme e de muita personalidade inspirou os mais jovens representantes do povo de Juazeiro. Como, por exemplo, o ex-vereador e atual vice-prefeito do município Leonardo Bandeira, também filho de uma grande liderança política da cidade, o ex-prefeito Joseph Bandeira.    

"Zé Carlos Tanuri contribuiu e muito para a melhoria de nossa cidade, para a nossa política. Falar de Zé Carlos Tanuri é sempre prazeroso. Eu, que tive o privilégio de gozar de sua amizade, embora a diferença de idade entre nós dois fosse um pouco grande, nós tínhamos uma relação muito afetuosa. Eu sempre o admirei como pai, sobretudo a partir do momento em que eu também me tornei pai. Aí eu passei a admirar Zé Carlos Tanuri ainda mais. Zé, como político, foi arrojado, visionário, caridoso, estava sempre com a mão estendida para quem precisasse, tinha sempre um abraço de conforto para quem necessitasse", declarou Leonardo.

O jovem vice-prefeito de Juazeiro lembrou de uma atitude solidária do amigo "", em um momento de dificuldade.

"Um episódio difícil para nossa família, foi quando um irmão meu sofreu um acidente e a primeira visita que eu recebi em minha casa, que nós recebemos, foi de Zé Carlos. Ele veio se solidarizar, se colocar à disposição e nos ajudar naquele momento que, graças a Deus foi superado, deu tudo certo. Um homem solidário, de bom coração", disse Bandeira. 

Finalizando, o jovem político demonstrou seu carinho ao experiente líder, com quem revela ter "aprendido muito".   

"No meu primeiro mandato de vereador, em 2008, eu, recém promovido a representante do povo da minha terra,  aprendi muito com ele. Embora Zé Carlos tivesse encerrado sua vida política, pelo menos concorrendo a cargos eletivos, também em 2008, passando esse legado para seu filho, Alex Tanuri, que também foi vereador, a primeira vez, juntamente comigo, ele me ensinou muito. Ouvi muito os seus conselhos. Muitas vezes era ele quem acalmava os ânimos da gente, sobretudo o meu e o de Alex, naquele momento de oposição, com todo gás querendo acertar. Por muitas vezes a gente até se excedia e Zé Carlos nos chamava atenção, trazia a gente para a realidade, como também muitas vezes nos fazia acelerar. Essa passagem minha na câmara foi uma experiência grandiosa e ele foi responsável e muito, por me ajudar a passar aqueles quatro anos trabalhando em prol da população juazeirense. Zé, da forma carinhosa que eu sempre o tratei, sempre o admirei, nestes seus 80 anos, de onde você estiver, eu sei que você está olhando aqui por todos nós. Esteja onde você estiver, minha admiração, meu respeito e meu carinho", concluiu, emocionado, o jovem amigo cheio de gratidão.

Ascom