O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançará, nesta terça-feira (19), uma licitação para o projeto de elaboração do Canal do Sertão Baiano, que fará transposição das águas do Rio São Francisco, na Bahia.
A cerimônia ocorre no Centro de Excelência em Fruticultura da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, e faz parte da Jornada das Águas. A licitação foi autorizada pelo ministro Rogério Marinho, que anunciou as obras estruturantes.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) informou que o Canal do Sertão Baiano terá quase 300 km e vai beneficiar mais de 1,5 milhão de pessoas. Desse total, 248 mil produtores serão favorecidos em 44 municípios, que fazem parte das bacias dos rios Itapicuru, Jacuípe, Salitre, Tatauí, Tourão e Vaza-Barris.
A proposta também prevê a elaboração de estudos ambientais, antes da transposição das águas, que serão transpostas para a Bacia do Jacuípe, um dos afluentes do Rio Paraguaçu, que está em situação crítica.
O Paraguaçu tem mais de 600 km de extensão e nasce na cidade de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Há meses não chove na cabeceira do rio, que já tem nível de água muito baixo em alguns trechos, até desaguar na Baía de Todos-os-Santos.
Na última semana, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) anunciou a redução do uso do volume outorgado da água do Rio Paraguaçu em 50%, ou seja: pessoas que têm autorização para usar recursos hídricos só poderão usar metade do permitido para consumir e usar na plantação e abastecimento.
G1 Bahia
1 comentário
19 de Oct / 2021 às 13h31
Boa tarde bom mais esse projeto é de Lula