O ano de 2020 consolidou o uso do e-commerce por boa parte da população brasileira, inclusive na Bahia. Durante todo o ano, principalmente devido à crise no país, as vendas online bateram recorde e alcançaram pessoas que antes não confiavam neste setor. A situação é ainda melhor para o comércio baiano em 2021, com a taxa de crescimento ficando acima dos 30% em comparação com o ano anterior. Isso faz com que a internet se consolide como uma ferramenta essencial na vida das pessoas e dos comerciantes.
Esses números foram divulgados recentemente pelo Sebrae, como mostra a reportagem do site G1, e mostram a importância do comércio digital por aqui. O relatório sobre a Bahia aponta para um crescimento de 30% no e-commerce, e também para um maior cuidado com algumas outras ferramentas digitais. Atualmente, quase metade das empresas locais possui serviços online. Ou seja, uma boa parte das lojas físicas também estão realizando transações virtuais.
Uma digitalização importante, e que deve continuar crescendo em todo o país. Os primeiros sinais dessa tendência aconteceram em 2018, principalmente no período da Copa do Mundo, mas a consolidação aconteceu apenas em 2020. Essa tendência já alcançou todo o mercado brasileiro, e não apenas o setor na Bahia. Isso indica que os próximos meses devem ser de um crescimento ainda maior dessas ferramentas digitais, seja do e-commerce ou até mesmo de outras plataformas.
Por exemplo, o crescimento das redes sociais no Brasil também indica para um comportamento mais digital das pessoas. Entre 2020 e 2021, a taxa ficou em 10% de alta e o país se consolidou como um dos locais onde se gasta mais tempo em plataformas como o Instagram, o Facebook e o TikTok. Atualmente, os brasileiros ficam três horas por semana consumindo ou criando conteúdos para as mídias digitais, e apenas o México tem uma média maior de consumo.
Conteúdos em vídeos
O e-commerce não é a única ferramenta que ganhou espaço com os brasileiros na internet nesses últimos anos. Os vídeos online também cresceram consideravelmente, e dominaram boa parte das redes sociais, desde o Instagram até o Facebook. Um dos motivos é a facilidade na criação de novos conteúdos, principalmente com ferramentas grátis. Existem ferramentas hoje que permintem ao usuário criar slideshow online em formato de vídeo e com diferentes recursos. A biblioteca de imagens, músicas e vídeos, além dos templates personalizáveis, permitem que até mesmo usuários sem experiência consigam produzir um slideshow interativo que ajude na venda dos produtos online.
Além disso, as próprias plataformas das redes sociais também facilitam o processo de criação. O TikTok é um bom exemplo, pois conseguiu fazer sucesso com o público por oferecer diferentes recursos que deixam o vídeo do usuário mais personalizado. Todos esses detalhes são importantes para entendermos o sucesso dos vídeos online, que hoje representam quase 82% do tráfego da internet em todo o mundo.
Durante o ano passado, o consumo dos brasileiros nos vídeos bateu recorde, assim como aconteceu com o e-commerce. Segundo relatório ComScore VideoMetrix, divulgado pelo site Uol, o aumento de horas assistidas no YouTube apenas no Brasil foi de 91% em comparação com 2019. Foi o maior aumento registrado no país desde a chegada da plataforma.
O mundo digital está ganhando espaço na vida das pessoas, seja pelo e-commerce na Bahia ou pelas redes sociais em todo o Brasil. Isso é algo positivo, pois mostra que o país está acompanhando a tendência de outros países mais desenvolvidos. A internet se transformou em uma ferramenta muito importante, e vai continuar crescendo em diferentes setores.
Foto: Unsplash
0 comentários