Estudantes da Rede Estadual de Ensino mais uma vez cobram das autoridades, Governo do Estado e Prefeitura de Juazeiro a solução para a falta de transporte escolar. Dezenas de alunos estão prejudicados devido a falta do compromisso do Governo do Estado e poder municipal que não conseguem cumprir com o dever desde que as aulas iniciaram de forma presencial;
A estudante Kananda Batista, estudante do curso de Segurança do Trabalho, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco-CETEP, disse morar no Distrito do Junco/Salitre e "devido a falta de transporte público escolar é obrigada a pegar carona para chegar na escola".
O Programa do Transporte Escolar no Estado da Bahia - PETE/BA, é de responsabilidade da Secretaria da Educação, com o objetivo de transferir recursos financeiros diretamente aos Municípios que realizem, nas suas respectivas áreas de circunscrição, o transporte escolar de alunos de ensino médio da rede pública estadual, residentes no meio rural.
Confira na integra texto do aluno do curso Técnico em Agropecuária, Pedro Vitor:
"Venho falar sobre a minha revolta e de outra estudante da rede Estadual, a respeito do transporte publico para os estudantes da zona rural. Há exatamente um mês que venho buscando uma resposta para saber algo sobre os transportes, no qual eu e vários outros alunos da rede publica que residem no interior tem direito, e a única resposta passada foi que estavam a espera de um processo seletivo publico para poderem solucionar o problema abordado por mim, Pedro Vitor,e a outra estudante, Laisa Talita.
Buscamos soluções para o problema que a gente vem enfrentando decorrente ao percurso da escola, com isso vários problemas apareceram como a alta no valor da passagem (R$22,00 por dia) que somos cobrados, por valor esse que não estar sendo fácil manter. Com isso eu, Pedro Vitor, estou ficando sem condições de manter as passagens, e correndo o risco de não poder mais freqüentar a escola.
Mas o processo seletivo saiu, e com isso os ônibus de outro distrito começaram a circular, mas nada do nosso. Um momento muito constrangedor, por ser algo que estamos cobrando constantemente na Secretaria da escola, Seduc e NTE-10 "ambas as secretarias do estado e do município, da rede publica", mas nenhuma dessas tem uma solução para dar sobre o caso.
No dia 20/09/2021 no período da tarde tive com a secretária de educação da rede municipal a qual tive um breve bate papo para questionar sobre o transporte, foi quando me informou que não teria como disponibilizar um transporte para apenas dois alunos, concordei que seria um desperdício de dinheiro publico. Foi quando a mesma pediu que eu me dirigisse a NTE-10 para questionar o mesmo assunto com o Secretário de Educação da rede estadual.
Já no dia seguinte 21/09/2021 tive com professor Regivaldo Alves de Menezes (diretor do Núcleo Territorial de Educação do Território do Sertão do São Francisco) o qual tive uma conversa em que pude sentir uma ajuda da sua parte, onde me informou que naquele mesmo dia teria uma reunião com o órgão responsável de transporte da Seduc para acertar os pontos sobre o nosso caso, só que não foi como esperado, no dia posterior da conversa tentei contato para questionar o que acertaram, mas obtive uma resposta negativa, a qual não nos deixou muito satisfeitos. O mesmo falou que não teve a tão esperada reunião que tanto eu (Pedro Vitor) e Laisa esperávamos, por motivo da Senhora Normeide não comparecer em nenhum momento marcado por Regis. E até o presente momento não tive nenhum posicionamento das duas Secretarias. Ficamos a disposição para qualquer resposta que possa solucionar o nosso problema.
*A reportagem da Redegn solicitou informações ao departamento responsável pelo Programa do Transporte Escolar no Estado da Bahia.
Redação redeGN Foto Ilustrativa
1 comentário
28 de Sep / 2021 às 17h21
Alunas do ensino técnico CEEP da rede estadual, moradoras de Carnaiba do Sertão, também estamos perdendo aula diariamente e atividades avaliativas, a Joafra ainda chegou a colocar o ônibus novamente, mais no dia seguinte retirou por motivo de não compensar levar duas alunas, no primeiro dia realmente só teve duas, porque o restante não sabia que o ônibus tinha voltado, mas, ao repassar a mensagem aos demais, tivemos a surpresa de não haver mais ônibus de 22:30! Antes da pandemia tinha ônibus rodando nesse horário, agora que as aulas já voltaram presencial, qual impedimento do ônibus voltar?!