O presidente Jair Bolsonaro chegou à Bahia nesta sexta-feira (3), para visitar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), na cidade de Tanhaçu, sudoeste do estado. Ele também participará da cerimônia de formalização do contrato de concessão do trecho de 537 km da via.
O avião presidencial pousou no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que fica a cerca de 130 km de Tanhaçu, por volta das 8h30. De lá, Bolsonaro seguirá de helicóptero para Tanhaçu. O presidente não usou máscara de proteção contra a Covid-19 na chegada ao estado baiano.
No aeroporto de Conquista, os apoiadores precisaram passar por detecção de metais, antes de se aproximarem do presidente.
Em Tanhaçu, apoiadores de Bolsonaro o esperavam antes mesmo de sua chegada, a maioria deles sem máscara, ou fazendo uso incorreto da proteção contra a Covid-19. Na Bahia, o uso de máscaras é obrigatório em pelo menos 385 cidades desde abril de 2020. Entre essas cidades estão Vitória da Conquista e Tanhaçu.
Esta é a terceira viagem do presidente à Bahia neste ano. Nas duas anteriores – em janeiro a Coribe e em abril a Feira de Santana –, o presidente entregou partes de obras de adequação de rodovias federais: a BR-135 e a 101, respectivamente.
Nesta sexta, a Bahia Mineração (Bamin) assume oficialmente o trecho da FIOL que fica entre as cidades de Caetité e Ilhéus. Essa concessão acontece após o leilão vencido pela mineradora em abril. O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas acompanha o presidente na visita.
As obras de construção da FIOL começaram em 2011, em uma parceria entre os governos federal e da Bahia. No entanto, por falta de verbas, foi paralisada entre 2015 e 2017. A previsão era de que a FIOL tivesse construção concluída em 2014, mas ela segue sem previsão de finalização.
Quando concluída, a FIOL deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.
Depois da passagem pela Bahia, o presidente Bolsonaro seguirá para o Recife, em Pernambuco, onde participará de uma cerimônia de inauguração das instalações da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã, durante a tarde.
Foto: Ariela Bonfim/TV Sudoeste
2 comentários
03 de Sep / 2021 às 09h34
Os Jornalistas tudo contra o presidente sempre busca os mínimos detalhe de acusação deixa o cara trabalhar Lula quando vem a o Ceará e recebeu a imagem de ze pilintra ninguem fala nada ele se consagrado os demônio. Bolsonaro o povo ta com ele ai encomoda a muitos
03 de Sep / 2021 às 17h33
Tá provado! O sujeito é muito é...