Uma combinação considerada simples e de baixo custo, cal e cloro, estava ajudando a combater os focos do mosquito Aedes aegypti em Juazeiro, Bahia. A proliferação das muriçocas voltaram a atormentar os moradores do município. A noite de ontem (30) foi marcada pela "invasão dos mosquitos".
A invasão das muriçocas é o tema das redes sociais e reclamações nos programas de rádio. Alunos das escolas públicas que estudam no período noturno em Juazeiro revelam que "as muriçocas pareciam ter desaparecido mas agora voltaram com uma voracidade enorme, estão mais agressivas". Donas de casas reclamam que "as muriçocas não deixam mas assistir sequer um programa de televisão". Um inferno é a tradução dos moradores de Juazeiro expressando a revolta contra a proliferação das muriçocas.
Nos últimos meses, a Prefeitura de Juazeiro reforçou as ações de limpeza de canais em todo o município para melhor atender à população. Este mês a assessoria de imprensa do SAAE disse que além das ações de limpeza o objetivo é "cuidar do meio ambiente de forma responsável".
Segundo a prefeitura essa é uma das atribuições do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), que vem sendo realizada desde o início do ano. Aliada à limpeza, a prefeitura continua aplicando cal nas margens dos canais para impedir a reprodução de mosquitos.
“Realizamos a limpeza dos canais e em seguida colocamos Óxido de Cálcio (CaO) – também conhecido como ‘cal’ -, uma substância alcalina, que eleva o pH e a temperatura em contato com a água, eliminando as larvas que geram insetos, impedindo também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para reprodução de mosquito. Esse produto é utilizado em tratamento de esgoto, indústria farmacêutica e construção civil, pois se trata de um produto biodegradável que não afeta o meio ambiente”, destaca a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre.
O produto é aplicado após a limpeza dos canais. Dessa forma, elimina as larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Cullex (muriçoca comum) existentes naquele local e impede a reprodução. Essa é uma ação que o município vem dando sequência e os resultados são bastante satisfatórios.
É importante reforçar, no entanto, que essa ação não impede que a população continue tomando os devidos cuidados dentro de casa, eliminando recipientes que acumulam água e servem de local para reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Redação redeGN Foto PMJ
6 comentários
31 de Aug / 2021 às 10h31
A prefeitura tem que fazer um orçamento com 3 construtoras, para tampar esses canais. Se feito com honestidade, já falando para construtoras que é preço de mercado e com desconto. Consegue sim, fazer uma obra barata. Aí é pedir para a Câmara fazer um reforço extraórdinario no orçamento, para pedir emprestado dinheiro, nesses valores justos e honestos desses orçamentos sem corrupção. Faz o pedido de empréstimo, sendo um orçamento justo sai abaixo de 5 milhões para tampar todos esses canais. E o municipio se endivida mais um pouco, mas ao menos resolver um grave problema.
31 de Aug / 2021 às 11h18
As muriçocas estão insuportáveis. Cadê o galeguinho das muriçocas pra colocar a muriçoca gigante dele na ativa?
31 de Aug / 2021 às 11h30
Kkkkkkkk cadê o cara que fez a muriçoca gigante, pra desfilar em Juazeiro aproveita e vai pro 7 de setembro mais pode não deve está mamando na prefeitura. e você Ramiro Ribeiro
31 de Aug / 2021 às 11h31
JUAZEIRO É UMA COMEDIA!!! QUANDO NÃO É ATAQUE DE PERNILONGOS E FULIGEM DA AGROVALE MAL CHEIRO INSUPORTAVEL DOS ESGOTOS NO CENTRO E ALGUNS BAIRROS LIXO PELAS RUAS ISSO NEM SE FALA. AI EU PERGUNTO PARA ONDE VAI TAXAS DE IPTU, TAXAS DE ESGOTOS, E TAXAS DE LIXO?
31 de Aug / 2021 às 17h58
Jair Costa- AMIGO,EXISTE UMA LEI QUE PROÍBE A COBERTURAS DE CANAIS PARA DRENAGEM DAS ÁGUAS PLUVIAIS E AQUI EM JUAZEIRO A COBERTURA DOS CANAIS AGRAVARIA OS PROBLEMAS COM ALAGAMENTOS,VEJA O QUE ACONTECE NA OSCAR RIBEIRO E NO CANAL DO NOVO ENCONTRO.
31 de Aug / 2021 às 17h59
Jair Costa- AMIGO,EXISTE UMA LEI QUE PROÍBE A COBERTURAS DE CANAIS PARA DRENAGEM DAS ÁGUAS PLUVIAIS E AQUI EM JUAZEIRO A COBERTURA DOS CANAIS AGRAVARIA OS PROBLEMAS COM ALAGAMENTOS,VEJA O QUE ACONTECE NA OSCAR RIBEIRO E NO CANAL DO NOVO ENCONTRO.