Em sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, 24/08, o deputado estadual Zó anunciou que já protocolou na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o requerimento para visita ao Hospital Materno-infantil de Juazeiro para que seja avaliada a situação de fechamento temporário em decorrência da falta de materiais básicos para atendimento como campo cirúrgico e lençóis, implicando no não-atendimento a mulheres e crianças do município e outros 52 da Rede Interestadual de leitos(Rede PEBA).
De acordo com a gestão da unidade de saúde, em resposta à imprensa, há limitação de equipamentos, como salas cirúrgicas e escassez de Campo Cirúrgico, "que são os panos utilizados para cirurgias", porque os fornecedores estão com dificuldades de matéria prima para fabricação, no caso o tecido Brim, apropriado para estes procedimentos, o qual não é encontrado nem no comércio local, pois está em falta no mercado.
Entretanto, outras casas de Saúde da cidade mantém os seus serviços, mesmo a gestão colocando a culpa da falta de material na pandemia. No Ato de Protocolo, foi exposto ao presidente da Comissão de Saúde da ALBA deputado Eduardo Alencar, situações de inoperância da gestão municipal no atendimento à demanda de saúde. "Os hospitais em Juazeiro, privados e públicos, como o Hospital Regional estão funcionando. Não há notícia de fechamento temporário por falta de pano nestas unidades. Mas já informei à Comissão que há um problema em processos licitatórios, pois também já tem relatos de falta de insumos nos postos de saúde da cidade. É inacreditável que uma maternidade que atende a dezenas de municípios baianos e pernambucanos esteja nesta situação pela falta de tecido Brin", desabafou o deputado Zó.
No plenário, o parlamentar esclareceu que esta é uma ação de auxílio à gestão municipal e conclamou à prefeita Suzana Ramos a dar uma entrevista coletiva esclarecendo este problema, que tanto foi falado na sua campanha eleitoral. "Sabemos que a prefeita não é muito dada a entrevista. Mas, prefeita, a senhora que foi eleita como a mãe, convoque a imprensa, esclareça o que está acontecendo neste momento delicado. Porque do jeito que está não pode ficar ", finalizou o deputado Zó.
O requerimento do deputado será votado na sessão Comissão de Saúde da ALBA na próxima terça-feira (31/08).
Ascom Deputado Zó
9 comentários
25 de Aug / 2021 às 08h22
Parabéns deputado independente de partido ou gestão tem que ser fiscalizado, aos críticos a sua atitude é porque não sabe ou nunca precisou que seu filho ficasse internado então aos críticos se informe primeiro e espero que os vereadores que diziam que teria mudança parem de mama na prefeitura e tome alguma posição em plenário, apoiando a fiscalização.
25 de Aug / 2021 às 08h27
Nunca votei no deputado mais aprovo a sua atitude precisamos sim fiscalizar tudo e todos se for para o bem está da população e os atuais vereadores de Juazeiro a mesma decepção dos anteriores, cadê um tal de Ramiro Ribeiro que não saia da porta da maternidade denunciando a gestão anterior e agora está mamando na prefeitura sumiu.
25 de Aug / 2021 às 08h29
Cadê o senhor Ramiro Ribeiro que na gestão anterior morava na porta da maternidade e agora sumiu, a sim está mamando nas tetas da .
25 de Aug / 2021 às 13h19
Parabéns deputado, vi de perto e pude ver a situação calamitosa dessa realidade. Ali falta não os insumos como também amor ao próximo e o principal respeito a vida humana.
25 de Aug / 2021 às 15h45
Meu Deus do céu, eu nunca me arrependi tanto de um voto viu. Pensei que a situação do matadouro público iria mudar. E mudou para pior.
25 de Aug / 2021 às 19h07
Este sujeito passou 12 anos vendo mães e crianças morrerem na maternidade, e dizia que era normal. Agora vem posar de preocupado com a situação que é grave, do mesmo jeito de antes. Acho que ele quer alguma coisa!.
25 de Aug / 2021 às 22h28
RESPOSTA AO ELDER A prefeita passou os mesmos 12 anos lado a lado desse mesmo sujeito que hoje é deputado, mas o pior é que a prefeita fez a campanha prometendo que agora era diferente e a diferença foi feita a prefeita fechou o hospital. E agora ELDER????
27 de Aug / 2021 às 18h52
Esse deputado nunca fez nada por Juazeiro, uma pergunta que não quer calar, onde o senhor andava na época que vc era vereador, pq não questionou, quando seus grupo governava, Isaac e Paulo Bonfim, vai procurar o q fazer, está querendo aparecer na época de campanha!
27 de Aug / 2021 às 18h56
Resposta a Antônio Marques, vc quer q em 8 meses a prefeita resolva tudo! Kkkkkkk Me o que seu deputado já fez por Juazeiro, nada e nada! Vai perder a eleição!