O Ponto de Testagem da Covid-19 em Juazeiro que está funcionando em um micro-ônibus na Praça da Catedral, no centro da cidade, já atendeu quase 1.300 pessoas em um mês de funcionamento. São feitos em média 40 exames por dia.
Segundo o coordenador do ponto de testagem, são feitos 3 tipos de exames para detecção do coronavírus, a partir da avaliação da quantidade de dias de sintomas da Covid-19.
"Quando o paciente apresenta sintomas de 3 a 5 dias priorizando o RT-PCR – tipo mais preciso e para a gente saber se está circulando a nova variante do 'delta' do vírus", explica o enfermeiro coordenador do Ponto de Testagem, Jokaffi Dias.
Também são feitos o antígeno e o anticorpo, que são o swab rápido e o swab capilar com resultado em 15 minutos. O RT-PCR é encaminhado ao Lacen, em Salvador, e o resultado demora de 2 a 5 dias.
A servidora pública Marileide dos Santos Jericó teve contato com uma pessoa contaminada e procurou o local para fazer o teste. "Não estou com sintomas, mas fiquei com medo e vim fazer o teste para ter certeza se estou bem", afirmou.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O teste de RT-PCR só é feito das 8h às 11h. Às terças e quintas também são feitos das 14h às 16h, em virtude da grande demanda do Lacen.
Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde/PMJ
0 comentários