Após diversas reclamações, a secretaria de Saúde de Petrolina informou que a partir desta quarta-feira (4), os moradores com 55 anos ou mais que ainda não tomaram a vacina contra Covid-19, poderão se dirigir ao polo do SESC, no Centro da cidade, para receber o imuno. Não será necessário agendamento. A pasta informou que está usando esta estratégia com o objetivo de atender a população nessa faixa etária que, por algum motivo, ainda não conseguiu se vacinar.
Conforme publicou a RedeGN na manhã de hoje (3), dezenas de moradores de Petrolina acusam problemas contra o site de agendamento da Covid-19. Os moradores relatam os problemas nas redes sociais. "O site não está abrindo". "O sinal site caiu". "O que é isto que Ninguém consegue agendar". "Diz que não tem local disponível". "Avanço do agendamento das faixas etárias sem a garantia da vacinação das anteriores". São centenas de acusações contra o sistema para agendar a vacinação em Petrolina. Algumas pessoas relatam "desespero e pedem uma solução". Outros apontam que apesar da faixa etária e prefeitura dizer que o agendamento é para o público em geral ser 30 anos ou mais "ainda não conseguiu vacina apesar da idade ser 40" (leia na íntegra).
A Sesau chegou a informar que a vacinação no município ocorre de acordo com o quantitativo de doses recebidas, e que o agendamento na plataforma é liberado de acordo com o número de imunizantes que chegaram. "A Secretaria informa ainda que semanalmente tem recebido novas remessas de vacina, e imediatamente são disponibilizadas as vagas para o agendamento e, assim, é possível que a população tome a vacina". Na tarde de hoje anunciou um novo chamamento para o público acima e 55 anos.
A secretaria, informou que mais de 100% das pessoas com 55 anos e mais já foram imunizadas com, pelo menos, a primeira dose da vacina. "Estamos destinando agora o polo do SESC para pessoas que tenham idade a partir de 55 anos e que, por algum motivo, ainda não foram imunizadas contra a COVID-19. Agora esse público terá a oportunidade de receber o imuno sem precisar de agendamento", explicou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
O polo do SESC, no Centro de Petrolina, é destinado exclusivamente para vacinação de gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, indígenas e agora população em geral com 55 anos ou mais que não receberam ainda a primeira dose da vacina. Para ser imunizado é necessário portar documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. No caso das gestantes e puérperas é preciso apresentar o cartão da gestante, já os comórbidos devem levar também o laudo atualizado.
Da Redação RedeGN
2 comentários
03 de Aug / 2021 às 19h43
A forma convencional é feita pela maioria das prefeituras, como a vizinha Juazeiro, que mantém vários locais para vacinação de acordo com as necessidade de separação para fluir, o que vem acontecendo. A idade hojelé é de 32 anos e não há filas, tudo flue. Não sei se procede, mas as primeiras notícias sobre a vacinação é através das redes sociais do prefeito, se de fato for é é fato grave, a ser imediatamente revisto. Há Ministério Público na cidade, porque não se pronunciam?
04 de Aug / 2021 às 00h58
É ilegal esse agendamento. Quem quiser se vacinar, especialmente acima da idade não deveria agendar. Ia direto a um posto de vacinação e exigir a vacina. Se não atendido, ia para delegacia de polícia e fazeria um BO. Não se pode colocar barreiras para vacinação, e exigências não previstas na lei.