Em reunião ordinária, que aconteceu na última sexta-feira (23), tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME), com mandato vigente no biênio 2021-2023. A Secretária de Educação de Sobradinho, Ducilene Kestering empossou os 26 conselheiros, sendo 13 titulares e 13 suplentes.
Foram eleitos e assumiram os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, os professores, Joselito Santos Macedo, representando o FUNDEB Sobradinho, e Maria Auxiliadora Oliveira Alexandria, representando a Educação Especial, como vice-presidente. Os novos membros do Conselho Municipal de Educação são:
Maria Givanice de Fontes e Rosemeire Barros representantes da Secretária Municipal de Educação; Dulcineia Santos e Joselita Almeida Campos Fonseca, representantes dos professores das escolas municipais, Lucineide de Castro e Ana Lúcia Ferreira, representantes do Sinserb; Erica de Jesus e Mário Pacheco, representando os diretores das escolas municipais; Joelma Brito e Zaira Pereira, representando as escolas do estado na cidade; Marcelo Francisco e Caul Sena, vereadores representando o poder legislativo; Joselito Santos Macedo e Maria Fabiana Bezerra, representando o Fundeb; Maria Auxiliadora Oliveira, representado a Educação Especial; Neuza Bittencourt e Sheyla Mª Barbosa, representando as escolas da rede particular do município; Vanderleia Mª Rodrigues e Maria Simone Ferreira, representando o Conselho Tutelar, Joselha Pires e Ruth Freire, representando a UAB; Gilvanda Araújo e Deuzivânia Santos, representando as escolas do campo; Jailson da Silva e Edson Almeida, representando a Secretária de Saúde de Sobradinho.
A Secretária Municipal de Educação destacou o constante diálogo estabelecido entre a SME e o CME como alicerce para o desenvolvimento da educação no município.
"Sobradinho é um grande diferencial na Bahia no tocante a constituição e a competência técnica das pessoas que compõem o Conselho Municipal de Educação. Os membros do CME do município têm senso de pertencimento à cidade e ao Sistema Municipal de Ensino. Por isso, enquanto Dirigente de Educação, estou muito feliz por não caminhar só. Secretaria e Conselho caminham lado a lado, fazendo a educação se desenvolver. Prova disso é que em período de pandemia os conselheiros arregaçaram as mangas, elaborando resoluções e junto conosco fizeram a educação acontecer", declarou Ducilene Kestering.
Os novos dirigentes do Conselho falaram da sua importância para os avanços da educação no município. "O Conselho Municipal de Educação tem a função de aconselhar, assessorar e deliberar, portanto, sempre nos ampararemos nas leis e resoluções, para através de embasamento técnico trabalhar no desenvolvimento da educação", destacou Joselito Macedo.
"A educação em Sobradinho sempre avança, então enquanto conselheiros, buscaremos contribuir com esse desenvolvimento", complementou Maria Auxiliadora Alexandria.
Na ocasião da posse dos novos conselheiros, foi realizada uma homenagem de honra ao mérito aos antigos conselheiros pelos serviços prestados, no biênio 2019-2021.
Conselho Municipal de Educação
O Conselho Municipal de Educação é um órgão colegiado e permanente do Sistema Municipal de Ensino – SME. Política e administrativamente autônomo, a entidade tem caráter deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador sobre os temas de sua competência, e é formado por trabalhadores das redes de educação, pública municipal e estadual, bem como privada, além de representantes do poder legislativo e da Secretaria de Saúde. São professores, gestores, técnicos e vereadores que atuarão como conselheiros pelos próximos anos.
O edital de composição para o Conselho Municipal de Educação - biênio 2021-2023 foi amplamente divulgado nas redes sociais e nos informativos da Prefeitura de Sobradinho.
Ascom PMS
0 comentários