Uma ação da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), movimentou o Vale do São Francisco na manhã deste sábado (24). Liderada pela deputada federal, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Familiar e da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PSL - DF), a comitiva visitou a Agrovale, onde conheceu as etapas de produção de cana-de-açúcar em sistema irrigado.
Depois de conferir a experiência bem-sucedida do gotejamento subterrâneo, que possibilita índices de produtividade superiores a média nacional (75 TCH), e acompanhar o processo de colheita mecanizada, que vem sendo implantado gradativamente, a deputada Bia Kicis, elogiou o agronegócio regional, destacando os avanços conquistados pela empresa sucroalcooleira. "Um semiárido produtivo que superou todas as nossas expectativas. Depois de conhecer os obstáculos contornados pela Agrovale, voltamos inspirados com o intercâmbio de experiências e tecnologias que será muito útil às Rotas de Integração Nacional no projeto de ampliação de empregos e renda", ressaltou.
A Rota da Fruticultura, é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais. O programa segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e integra as estratégias do ministério para, com inclusão produtiva, desenvolver regiões.
A Rota da Fruticultura da Ride/DF, reúne o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e 4 municípios de Minas Gerais e produtores rurais; associações; grupos comerciais; setor público; governos federal distrital, estaduais e municipais; setores de logística, entre outros. Também estiverem presentes na visita representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf),Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Clas Comunicação e Marketing
1 comentário
25 de Jul / 2021 às 11h35
Hoje a cidade já amanheceu com bagaço de cana nas casas. Donas de casa em varrição gastando horas de seu dia, do seu tempo de vida, para limpar a sujeira da usina. Até quando?