Com um clima mais ameno e muita animação, o dia D de vacinação contra a gripe aconteceu neste sábado (10) em Petrolina. Uma força-tarefa foi montada para atender todas as Unidades Básicas de Saúde, além das quatro unidades móveis espalhadas pela cidade e do drive-thru na Porta do Rio. A vacina garante proteção contra os vírus Influenza B, H1N1 e H3N2.
Neste momento, o município continua atendendo apenas os grupos prioritários, que são: gestantes, puérperas (com até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de seis anos, profissionais de saúde, idosos com 60 anos e mais, professores ativos, pessoas que possuem comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Aqueles que não compareceram no dia D, podem procurar uma unidade de saúde e receber o imunizante no decorrer da semana. É necessário apresentar documento oficial com foto e cartão de vacina. No caso das crianças que não tenham RG, pode-se levar a certidão de nascimento. Já os profissionais de saúde, além de documento oficial, precisam levar um documento que comprove o vínculo com sua atuação, bem como os outros grupos que também devem apresentar comprovação do seu vínculo empregatício. As pessoas que possuem comorbidades devem apresentar um laudo médico.
O diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, reforça que é preciso ter atenção no intervalo entre a vacina do covid-19 e a da gripe. "É importante destacar que estamos em meio a duas campanhas de vacinação. Então, as pessoas que tomaram a vacina da COVID-19 devem aguardar, pelo menos, 14 dias de intervalo para receber a vacina da influenza, já aquelas que foram diagnosticadas com covid-19 devem aguardar 30 dias. Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde", frisou.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários