O governo federal está realizando, por meio da Codevasf, serviços de pavimentação asfáltica no município de Itaguaçu da Bahia, no Médio São Francisco baiano. Os serviços ocorrem na estrada liga o projeto público de irrigação Baixio de Irecê à BA-052, conhecida como “Estrada do Feijão”. A ação representa investimento de R$ 16,2 milhões.
“Nesse primeiro trecho, [a estrada] está contemplando 20,2 quilômetros, que interligam o canal do projeto à Estrada do Feijão”, explica o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento. “Certamente promoverá grande desenvolvimento para essa região, para o estado da Bahia e para o país”, acrescenta.
O projeto público de irrigação Baixio de lrecê, implantado pela Codevasf, está localizado nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique, no Médio São Francisco baiano, a 500 quilômetros de Salvador. O projeto abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigada. A área está dividida em nove etapas. Duas delas, que correspondem a 16 mil hectares irrigados, já estão em fase de ocupação.
“Itaguaçu da Bahia só tem a ganhar com essa estrada, porque o município é grande e tem um enorme potencial agrícola”, destaca o secretário de Agricultura do município de Itaguaçu da Bahia, Joelson dos Santos.
A estrada é essencial para acesso e escoamento da produção com segurança. “Sem esse asfalto não teríamos como produzir nessa região. Vão ser produzidas três safras no ano, e é preciso ter uma logística boa”, avalia Célio Vilano, produtor rural do Baixio.
Projeto Baixio de Irecê
O projeto público de irrigação Baixio de Irecê está qualificado para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A região tem grande disponibilidade hídrica para irrigação, solos mecanizáveis e forte tradição agrícola. O acesso à área do projeto se dá pela rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, onde se conecta à malha rodoviária para o Porto de Aratu e Salvador.
O projeto a ser licitado prevê a Concessão do Direito Real de Uso – CDRU de uma área total de 50.531 hectares, sendo 31.500 hectares de áreas irrigáveis. A futura concessionária ficará responsável por implantação, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação que atenderá a área concedida.
O Baixio do Irecê é o primeiro do portfólio de projetos de parcerias com o setor privado para ocupação agrícola irrigada, por meio de contratos de concessão em larga escala com apoio do PPI.
Ascom Codevasf Foto Divulgação
0 comentários